Memória Titulo Memória
Ela ajudou a salvar a Câmara de São Bernardo
Por Ademir Medici
05/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem faz aniversário hoje é uma amiga querida, que muito ajudou Memória quando esta página lutou pela preservação do prédio mais que centenário da Câmara Municipal de São Bernardo, no número 1.325 da Rua Marechal Deodoro. Falamos de Nicea de Azevedo Marques Gnan.

Dona Nicea, querida, comparecia às reuniões, às audiências públicas e à coleta de assinaturas pela preservação do edifício do século 19 que recebera nomes como o Coronel Oliveira Lima, Dr. Flaquer, Prefeito Saladino, Armando de Arruda Pereira, Wallace Simonsen, Tereza Delta, Dr. José Fornari...

Próprio municipal, o edifício transformara-se, nos anos 1980, num pardieiro, com mil divisões, para ‘N’ entidades que não se preocupavam com a sua preservação. Eram tantos gatos elétricos, tantas gambiarras, que a qualquer momento poderiam provocar um incêndio.


Em síntese: Memória metera-se num verdadeiro vespeiro. Fez inimizades. Mas o movimento SOS Câmara saiu-se vitorioso – pelo menos esta causa foi ganha, e o jovem prefeito Orlando Morando já anunciou que pretende, de vez em quando, ali despachar.

Mas hoje todas as atenções voltam-se à nossa colaboradora, dona Nicea, que nesta segunda-feira estará completando 100 anos de vida. Um beijo para a senhora.

NICEA DE AZEVEDO MARQUES GNAN

Nascimento: Santos, 5-2-1918

Filiação: João Batista de Azevedo Marques e Maria Rosa de Azevedo Marques

Chegou a São Bernardo ainda criança

Vila Baeta Neves: 1948

Marido: Guilherme Gnan

Filhas: Célia, Luci (falecida), Maria Leonilda e Angelica

Netos: Cristina, Claudia, José e Ivan

Atividade profissional: Tecelagem Osvaldo Pelosini; costureira de camisas em casa

Definição: “Ela era muito trabalhadeira e gostava muito de plantas. Trabalhou até ficar acamada” (cf. depoimento da filha, Célia Gnan de Carvalho).

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 5 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6668

Manchete – Constituinte aprova fim da censura

Saúde – Lançada em São Paulo campanha contra a Aids.

São Bernardo – Núcleo Santa Cruz, em Riacho Grande, cada vez mais populoso em área de mananciais: Prefeitura autoriza instalação de novas famílias.

Cultura & Lazer – Eugênio Colonnese lança A Antologia Brasileira de Terror (Catânia Editora), uma seleção de histórias em quadrinhos produzidas em 1965 e 1966.

Em 5 de fevereiro de...

1918 – A firma Fratelli Mortari, com sede em São Paulo e moinho em Ribeirão Pires, pede interferência do governo do Estado junto ao Ministério do Exterior para a importação de 8.000 toneladas de trigo da Argentina. O pedido é acompanhado de certificado passado pelo prefeito de São Bernardo, Saladino Cardoso Franco.

A guerra. Do noticiário do Estadão. Realizada conferência interaliada. Ampliação das atribuições do conselho supremo de guerra.

1938 – Classe empresarial da região reúne-se na sede do Corinthians de Santo André e decide fundar uma instituição que a represente. Na semana seguinte, 13 de fevereiro, seria formalizada a Associação Comercial e Industrial de Santo André, a Acisa.


1973 – O prefeito Walter Braido extingue a Fundação Di Thiene, incorporando-a ao Instituto Municipal de Ensino (Imes, hoje USCS).

Santos do Dia

Águeda de Catânia, Águeda de Palermo ou Águeda da Sicília, também conhecida como Ágata foi uma virgem e mártir das tradições cristãs do século 3 (Catania, Itália, 231 – 251) 

Adelaide de Villich

Genuino

Hoje

Dia do Datiloscopista

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 5 de fevereiro:

Em Minas Gerais, Alvinópolis e Nova Lima.

No Ceará, Amontada, Forquilha, Itarema, Massapê, Milhã, Paraipaba, Umirim e Varjota.

No Mato Grosso, Arenápolis e Nortelândia.

No Paraná, Colombo.

Em Sergipe, Gracho Cardoso

No Piauí, Jerumenha

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;