Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Tecnologia na comunicação corporativa
Cíntia Bortotto
22/05/2017 | 07:21
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Uma comunicação eficiente e um clima de cumplicidade entre a empresa e seus colaboradores são, sem dúvida, diferenciais competitivos para quem quer chegar mais longe. E os recursos para que as empresas consigam cumprir essa missão estão cada vez mais sofisticados. A tecnologia pode ser uma grande aliada para que o processo de comunicação efetivo possa se completar. A utilização de recursos tecnológicos para o setor de recursos humanos não é novidade. Além de e-mails, armazenamento de dados em nuvem, meetings e calls on-line, bem como treinamentos virtuais e programas de mensagens instantâneas, crescem cada vez mais.

A tendência vem alinhada com a tomada de cargos de liderança pela geração ‘Y’, a aposentadoria dos babyboomers e a entrada da geração ‘Z’ no mercado de trabalho, que traz o uso de gadgets cada vez mais forte para o ambiente corporativo. Neste contexto, as empresas de grande porte investem na criação de mídias sociais internas, que possibilitam que os colaboradores tenham perfis e interajam entre si, assim como fazem, por exemplo, no Facebook e Instagram. Os perfis podem ser customizados de maneira lúdica e divertida, e assim a companhia consegue se comunicar de maneira efetiva e leve com seu público interno e também ter a certeza de que seus comunicados alcançam a todos.

Outra tendência são as TVs corporativas. Com equipamentos instalados em pontos estratégicos do prédio, um sistema pode inserir conteúdos definidos pelo RH ou pelo departamento de comunicação com informações de interesse da companhia. Além dos dados da empresa, é possível inserir temas de utilidade pública como notícias, previsão do tempo, a hora certa, bem como informações diretas sobre o seu mercado de atuação. Outro tipo de divulgação é a veiculação em tempo real das metas e objetivos, fazendo com que todos mantenham o foco em objetivos comuns. Uma das principais tendências em nosso segmento para a retenção de talentos é o aumento da frequência de feedbacks da empresa para o colaborador, bem como o oposto, e essas maneiras de comunicar facilitam esse tipo de processo. Isso faz com que os funcionários recebam de maneira mais simples orientações claras sobre o que é esperado deles e sobre como seus superiores estão avaliando seu desempenho. Do ponto de vista da empresa, ela precisa estar preparada para ouvir as críticas dos empregados e se ajustar para proporcionar um ambiente de trabalho melhor, com um clima agradável e satisfatório.

Você é gestor de uma grande empresa? Ou administra uma companhia de pequeno ou médio porte? Estas e outras ferramentas podem garantir que seu negócio tenha muito mais sucesso, e ainda colaborar para criar um ambiente de trabalho mais saudável, interativo e colaborativo.

Siga confiante e boa sorte! 




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