Política Titulo São Caetano
Após 7 dias nomeado, Pádua é exonerado de cargo no Jurídico do Paço

Petebista alega estar ‘desatualizado da advocacia’, mas diz que será realocado

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
28/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Exatos sete dias depois de ter sido nomeado como chefe de setor da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Caetano, Antônio de Pádua Tortorello (PTB) foi exonerado do governo Paulo Pinheiro (PMDB). A portaria cancelando a contratação do petebista foi publicada ontem no Diário Oficial. O petebista sequer iniciou atuação no Palácio da Cerâmica.

O Paço alega que a exoneração ocorreu a pedido do próprio Pádua, que teria planos de “se dedicar ao PTB”. O petebista, entretanto, garantiu que não foi dispensado da administração e sustenta que recusou o cargo em que foi nomeado por estar “desatualizado da advocacia” e por não entender de informática. “Esse cargo é incompatível. Já faz alguns anos que eu estou fora do (ramo) jurídico e também não sei mexer em computador. Semana que vem vou começar a fazer computação”, justificou Pádua, que tem 74 anos e é advogado há quase quatro décadas.

A contratação do petebista para o posto de chefe de setor do Jurídico do Paço, cujo o salário é de R$ 6.657 por mês, foi amarrada pelo presidente do Legislativo, Paulo Bottura (PTB), com quem tem relação mais estreita entre os petebistas. A ida de Pádua, inclusive, foi vista como primeira sinalização de que a legenda deve apoiar a reeleição de Pinheiro no pleito de 2016. “O Pádua tem um perfil de assessor, por isso, (a Prefeitura) deve achar nova colocação para ele. Caso contrário, ele vem trabalhar comigo na Câmara”, frisou Bottura.

Ventilou-se que a nomeação de Pádua, que atuou como articulador da administração até o ano passado, também teria gerado desconforto entre o governo e o vereador Chico Bento (PP).

Em dezembro, os dois protagonizaram polêmica depois de o parlamentar ter sido acusado de ameaçar Pádua com uma peixeira. O motivo da briga foi o resultado da eleição para a mesa diretora. Chico era o candidato governista e o petebista teria articulado para arquitetar a vitória, consolidada, de Bottura. Pádua foi exonerado. “Não tem a ver. Converso com o Chico normalmente. Aquilo são águas passadas”, ponderou Pádua.

Articulador político nas gestões do irmão Luiz Olinto Tortorello – que morreu em 2004 – como prefeito (1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2001 a 2004), Pádua exerceu a função no governo Pinheiro e disse que agora espera definição do peemedebista para voltar a atuar na Prefeitura. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;