Política Titulo São Caetano
Auricchio libera aliados para tratar com Pinheiro
Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
10/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Apesar de articular manutenção de grupo político, o chefe do Executivo de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), liberou candidatos a vereador derrotados e vitoriosos que estiveram a seu lado no pleito deste ano para negociar espaço no governo do prefeito eleito, Paulo Pinheiro (PMDB).

O petebista ofereceu um jantar em uma pizzaria do bairro Santo Antônio anteontem para agradecer à participação na campanha governista que venceu na proporcional, mas amargou derrota na majoritária, com ex-prefeiturável do PTB, assessora especial de Ação Social do Paço, Regina Maura Zetone.

Para Auricchio, a tentativa de fechar um grupo para fazer oposição ferrenha ao futuro governo seria antidemocrática. "O nosso grupo político teve um convívio intenso com o prefeito eleito, o Paulo. Nada mais natural que tenha essa interlocução. Mas isso não significa que não teremos opinião crítica sobre a gestão." O petebista destaca que o diálogo é legítimo, já que muitos dos aliados são quadros técnicos na Prefeitura e "pais de família", que pensam em cavar espaço maior de atuação na carreira junto ao poder público.

Discurso ‘paz e amor' também foi adotado por Auricchio desde que Pinheiro venceu a eleição. Ele tem pregado que a atuação durante os quatro anos de mandato do peemedebista deve ser responsável com o lema de "quem ganhou governa e quem perdeu fiscaliza". "Essa será nossa postura."

Regina e o candidato a vice-prefeito na chapa derrotada, Luiz Antônio Cicaroni (PP), também participaram do encontro e fizeram falas de agradecimento. "Convidamos todos, mais de 300 assessores estiveram presentes. Achamos que tinha de ter um agradecimento. Mal ou bem, todos foram às ruas pedir votos", disse Cicaroni.

Contraste - A liberação para o diálogo pode colocar em risco a tentativa de Auricchio da manutenção desse grupo político, que envolveu 18 partidos na eleição, para garantir sobrevivência política. Esse foi o segundo encontro do petebista com os ex-candidatos. Na primeira oportunidade, inaugurou o tom ameno em relação ao futuro governo e expôs a intenção de união.

Entretanto, com o cenário de 15 vereadores eleitos na coligação proporcional encabeçada pelo PTB ante os três de Pinheiro e um do PT, a movimentação é por um bloco independente no Legislativo. A intenção não seria barrar as ações do prefeito eleito, mas de ampliar a fiscalização frente aos projetos de lei que devem ser encaminhados pelo peemedebista.

O bloco articula o nome do petebista Jorge Salgado para assumir a presidência da Câmara e almeja mudar a relação do Legislativo com o Executivo. A previsão é de que as matérias sejam votadas de maneira fatiada, ou projeto a projeto. Durante os oito anos de governo Auricchio, a Casa assinou cheque em branco e aprovou todas as ações do petebista sem o mínimo de debate.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;