Memória Titulo
Diadema 2011 já começou

Sexta-feira passada, ao término do 10º Congresso de História do Grande ABC, em São Caetano, Diadema fez declaração de compromisso...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Sexta-feira passada, ao término do 10º Congresso de História do Grande ABC, em São Caetano, Diadema fez declaração de compromisso para sediar o 11º Congresso, em 2011. O ato ocorreu no Museu de São Caetano e foi, ao mesmo tempo, solene e emocionante.

Clovis Esteves, presidente da Fundação Pró-Memória, mal escondeu as lágrimas; e Júlio Tavares, diretor de Bibliotecas de Diadema, lembrou que dois anos passam depressa e que os preparativos para o próximo congresso devem se iniciar já.

O representante de Diadema declarou, também, que uma das preocupações da Prefeitura será a de dar continuidade ao lançamento mensal de livros, preferencialmente com temas locais e regionais, já com vistas ao congresso de 2011.

Parece estar claro que a regionalidade também brota no campo da Memória no Grande ABC. E que há um consenso em torno da necessidade de realização de encontros regionais preparatórios com vistas ao 11º Congresso de História do Grande ABC. Diadema lavrará um tento se insistir nestes pontos de unificação das sete cidades.

O 2º Reencontro do Bronca

Amanhã, dia 12, às 19h30; local: Pizzaria do Bigode, à Avenida Lino Jardim, 884, em Santo André; contatos: Paulo Serra (8521-8294); Salim (9898-4977); Milton (9662-7203); Dinei (4438-2811).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de novembro de 1979

Futebol - Santo André inicia última etapa rumo à Divisão Especial. A fase final da Divisão Intermediária começa hoje e o Ramalhão recebe o São José no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano. O quadrangular decisivo será completado com o encontro entre Esportiva e Taubaté, em Guaratinguetá.

Comentário (Fausto Polesi) - "Grande ABC (representado pelo EC Santo André) enfrenta o Vale do Paraíba" (representado pelo São José, Esportiva e Taubaté).

Política - Jornalista Zeilton de Oliveira entrevista Ivete Vargas: "O novo PTB tem que ser igual ao velho".

SANTOS DO DIA

Martinho de Tours, Mena, Verano e Vitorino.

Martinho de Tours foi bispo.

É considerado o iniciador da vida monástica na Gália. Faleceu em Candes, na França, no ano 397. A devoção a São Martinho é tão intensa na França que nada menos que 3.600 igrejas e 480 povoados daquele país o tomaram como patrono.

São Martinho é também o Padroeiro dos Vinicultores, por isso, a Câmara Municipal de São Bernardo realizará hoje, às 19h, sessão solene em louvor a ele, por sugestão da Associação dos Vinicultores local, tendo à frente o Sr. Almeida, do bairro Taboão, e Marcelo Rocco. A idéia da sessão solene foi encampada pelo vereador Otavio Manente, presidente do Legislativo.

Sem ser oficial, a festa em louvor a São Martinho vinha sendo realizada em São Bernardo há vários anos, a princípio em 11 de maio, já que estamos seis meses defasados em relação às estações climáticas européias.

NASCE UM MUSEU

Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos - 11/11/1959.

Prefeito Oswaldo Samuel Massei, após ter recebido de José de Souza Martins (em data indeterminada) a sugestão de criação do Museu Municipal, determina "estudos urgentes" a respeito.

(Pesquisa: Oscar Garbelotto, com base no processo PMSCS nº 5461/59).

EM 11 DE NOVEMBRO DE...

1909 - Lei municipal institui um tipo uniforme para os passeios públicos do Grande ABC, então Município de São Bernardo.

HOJE

Dia do Diretor de Escola e Dia do Município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;