Economia Titulo
Dinâmica não deve ser aplicada a todas seleções
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
06/12/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Um processo seletivo vem acompanhado, muitas vezes, por uma dinâmica de grupo. Mas será que a técnica de avaliação é aconselhada para todos os processos seletivos?

Segundo Elaíce Farias Shinoda, da Steer Recursos Humanos - consultoria especializada na seleção de profissionais para cargos de alta qualificação e aconselhamento profissional -, as dinâmicas em grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees.

"Quando a empresa pretende ocupar um cargo executivo ou gerencial, são raros os processos que incluem a entrevista coletiva. Geralmente, são utilizadas quando há um grande número de vagas para preenchimento, como as operacionais. Imagina entrevistar, individualmente, 500 pessoas para contratar 100. A dinâmica, nesses casos, agiliza o processo", afirma a consultora.

Gustavo Nascimento, gerente de relacionamento do Grupo Foco Talentos (voltado a seleção de trainees e estagiários) compartilha da mesma opinião. "Quando se contrata alguém para ocupar cargos na diretoria de uma empresa, na área financeira, ou uma função sênior, não cabe expor essa pessoa em uma dinâmica. Geralmente, são profissionais muito experientes, que têm muito o que mostrar. Seria até indelicado colocá-los nessa situação."

No caso de estudantes, que concorrem às oportunidades de trainee, a atividade em grupo é apropriada já que os selecionadores conseguem identificar os jovens que lideram, os pró-ativos, os mais tímidos, e, inclusive, aqueles que só sabem ficar na ‘rabeira' dos demais participantes.

"Além disso, a dinâmica pode ser aproveitada para que os candidatos conheçam outras pessoas, troquem ideias, façam networking. A cada entrevista coletiva o participante consegue aprimorar sua capacidade de se incluir e de trabalhar em grupo", enfatiza Elaíce.

Ela completa que, por ser um processo de várias horas, a dinâmica não permite que o candidato se porte de uma maneira "treinada" por muito tempo. A real essência de cada um sempre vem à tona. "O que queremos observar nesses processos é interação entre os candidatos. Vamos buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão exige."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;