Economia Titulo Impasse
Empresários discordam da redução da jornada
Da Agência Brasil
10/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Representantes dos empresários disseram ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer, serem contrários à redução da jornada de trabalho das atuais 44 para 40 horas semanais como prevê a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), em tramitação na Casa. Eles tiveram ontem reunião com o presidente.

"Aprovar a proposta neste ano é eleitoreiro", disse o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), deputado Armando Monteiro Netto. Ele comentou que a crise que o Brasil passou não permite que a indústria assuma mais gastos para produzir com a redução da carga horária, calculada em torno de 2%. E acredita que essa redução da jornada causará impacto forte no setor, que poderá causar desempregos.

De acordo com o presidente da CNI, não se cria emprego com legislação nenhuma e sim com investimentos.

Para Monteiro Netto, a proposta precisa ser melhor debatida e não pode ser uma regra geral para todo o País. Tem de ser levado em conta a diferença regional. Segundo ele, muitas empresas, na prática, já adotam carga horária menor, "mas tornar a medida obrigatória seria drástico para a indústria".

O vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Roberto Della Manna, que também participou da reunião, disse que os empresários não podem aceitar a redução da jornada. "Não há possibilidade nem mesmo de haver uma redução gradativa, a cada ano", disse.

Temer afirmou que vai continuar negociando com os dois lados a busca de um entendimento que viabilize a votação da PEC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;