Política Titulo Diadema
Filippi chega para decidir união com o PSB
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
05/12/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Ex-prefeito de Diadema por três gestões pelo PT, José de Filippi Júnior, aterrissa hoje na cidade. O petista chega dos Estados Unidos, onde faz curso na Universidade de Harvard. Além de chegar para o aniversário de 50 anos do município (dia 8), Filippi deve ser o grande articulador na aproximação do PSB ao governo Mário Reali (PT).

Informação compartilhada por poucos, o Diário apurou que uma segunda reunião entre a cúpula petista e socialista da cidade está marcada para dia 11, às 9h, no Paço. Ali, deve ser definido se o PSB é hoje da bancada aliada ou oposicionista à administração petista.

Isso pelo fato de o PSB estar representado no governo Reali com a figura de Gilson Menezes, que trocou o PSC em 4 de outubro. No pleito do ano passado, porém, os socialistas estiveram no mesmo palanque do deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB), principal adversário político dos petistas na cidade.

Ao se filiar ao PSB há dois meses, Gilson disse que chegava para ser "soldado do partido". No bastidor, comenta-se que o vice-prefeito não está disposto a deixar de ser governo.

O que é visível na fala do ex-prefeito pelo PT e PSB. "Vamos esperar por proposta positiva do Mário na reunião de sexta-feira. Estou otimista", afirmou, sem dar detalhes. Ele também não garantiu a presença do prefeito.

O otimismo de Gilson, porém, não é demonstrado pelo presidente municipal do PSB, Manoel José da Silva, o Adelson, que foi candidato a vice na chapa de José Augusto. "Se o PSB não sentar com o PT até sexta-feira, com certeza, não senta mais", ameaçou Adelson anteontem, durante sessão na Câmara.

A reunião, segundo a reportagem apurou, já estava agendada anteontem. Procurado ontem novamente por telefone, Adelson não retornou a ligação.

O segundo encontro oficial com os representantes do PT ocorrerá com duas semanas de atraso - era para ter sido realizado logo após o PED (Processo de Eleição Direta) que elegeu o ex-secretário de Obras do governo Filippi, Josemundo Dário Queiroz, o Josa, para comandar o PT municipal a partir de fevereiro de 2010. Josa disse que deve participar desse encontro.

Visivelmente incomodado com a morosidade de um desfecho, Adelson disse: "O prefeito de Diadema está nos Estados Unidos", referindo-se a Filippi, que hoje aporta no País. Os socialistas dizem que têm "projetos para a cidade" nas áreas de Transportes e Esportes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;