Internacional Titulo
Resgate tem dificuldades para evacuar moçambicanos
Das Agências
28/02/2001 | 14:18
Compartilhar notícia


As dificuldades para evacuar dezenas de milhares de moçambicanos bloqueados pelas inundações são nesta quarta-feira cada vez maiores, devido à escassez de helicópteros e de ajuda internacional com relação às inundações do ano passado e aos problemas no abastecimento de combustível.

O resgate dos afetados provoca dificuldades, devido à falta de meios, declarou esta quarta-feira Francis Christie, porta-voz da ONU. "A evacuação provoca problemas devido ao aumento do número de pessoas que correm riscos".

"A situação se agrava e os meios disponíveis não são suficientes", declarou.

A ONU estima que pelo menos 105 mil pessoas devem ser evacuadas devido à crescente do nível das água no vale do Zambeze. No total, 325 mil pessoas foram afetadas pelas inundações.

"Estão sendo feitos todos os esforços possíveis para evacuar as pessoas, com os poucos recursos disponíveis", declarou Christie.

As operações de evacuação são particularmente difíceis na cidade mais afetada, Marromeu (a 80 km da desembocadura do Zambeze). "Em algumas partes, a evacuação é ainda mais difícil, devido às distâncias a percorrer para chegar à zona segura mais próxima", segundo Christie. Além disso, a população resiste a abandonar suas casas, suas plantações e seu gado".

"A maioria das pessoas não quer vir aqui porque não há nada para elas", explicou Jack Rose esta quarta-feira em Chupanga (a 50 km de Marromeu), onde se acondicionou um campo para receber 430 desabrigados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;