De olho no transito Titulo
Lá vai a dona Maria!

Mulher dirigindo, fazendo gestos estabanados, passando batom e olhando no espelhinho.

Cristina Baddini
06/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Mulher dirigindo, fazendo gestos estabanados, passando batom e olhando no espelhinho. Será está é a realidade que encontramos nas nossas ruas? Ou será que nos deparamos com mulheres cuidadosas e tranquilas, dirigindo com charme e elegância? Quando um homem dirige mal ele é só um homem que dirige mal. Quando uma mulher dirige mal, são todas as mulheres que dirigem mal. Infelizmente, o preconceito existe de todas as formas e em todos os lugares. Na semana do Dia Internacional da Mulher, cabe uma reflexão e uma análise sobre a difícil arte da dirigir bem.

O número de infrações de trânsito cometidas pelas mulheres é muito menor que dos homens. Cerca de 80% dos motoristas que tiveram sua carteira de habilitação suspensa em todo Brasil são homens. Os números ainda mostram que, quando se trata de suspensão automática da carteira, provocada por infrações muito graves, como dirigir em alta velocidade ou embriagado, 90%, são homens e apenas 10% são mulheres. Ter menos multas significa mais segurança e economia. Muitas seguradoras acabaram beneficiando as mulheres com o valor do seguro mais baixo, já que todos os estudos mostram que elas provocam menos acidentes.

A relação do veículo com as mulheres é diferente da dos homens. Para os homens, o automóvel é um símbolo de masculinidade e autoafirmação. O carro para o homem é seu salão de beleza, sua massoterapeuta, sua cirurgia plástica. Dizem que mulheres dirigem mal, estacionam mal, não entendem nada de carro, porém os acidentes em sua maioria são provocados por homens. Para a mulher o carro é um prolongamento da sua casa. É com ele que a mulher leva o filho para a escola, faz compras, leva os pais ao médico e vai para o trabalho. Ela cuida e protege o automóvel com cuidado e atenção.

Dirigir bem ou mal independe de sexo.

Existem os homens e as mulheres que dirigem bem e os homens e as mulheres que dirigem mal. Hoje sabemos que muitos preconceitos são fruto do desconhecimento de que desde a evolução da espécie, os homens e as mulheres são diferentes e possuem habilidades distintas. Mais do que viver brigando, discutindo por opiniões, comportamentos, crenças ou afirmação temos é que procurar viver em harmonia e respeitar as diferenças.

A Prefeitura de Santo André, através do Departamento de Trânsito e Circulação em parceria com a Empresa Japauto Concessionária Honda realizará dia 21 próximo, uma homenagem às mulheres motociclistas oferecendo um Curso de Pilotagem Segura.

O objetivo desse trabalho é conscientizar as usuárias a conduzirem suas motos de maneira correta além de estimular a adoção de procedimentos que minimizem o risco de acidentes.

O curso é gratuito e destinado a mulheres de todas as idades que utilizam motocicletas. As participantes devem ter 18 anos completos e serem habilitadas e receberão Certificado de Participação do Curso e material.

Serão disponibilizadas 120 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 pelo telefone: 4422-2002 ou 4422-2016 ou ainda pelo e-mail: arnaum@santoandre.sp.gov.br. O curso será realizado no estacionamento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, localizado à Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, 3.330, das 9h às 12h. Participe!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;