Política Titulo Sucessão
Grana indica adjunta de Saúde à FUABC

Prefeito de Santo André opta por Maria Aparecida Damaia, quadro técnico, para suceder Marco Antônio na presidência da instituição

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), escolheu a secretária adjunta de Saúde da cidade, Maria Aparecida Batistel Damaia, para ser a indicação do município à presidência da FUABC (Fundação do ABC), no rodízio regional. Ela substitui a partir de janeiro o economista e administrador Marco Antônio Santos Silva (PMDB), nome do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB). São dois anos de gestão.

“A Cida tem minha confiança, é preparada, é bastante técnica para a função e de relacionamento excelente. São esses os fatores que me fizeram escolhê-la”, disse Grana. Cida é número dois da Pasta liderada por Homero Nepomuceno.

Nos últimos meses, cresceram especulações a respeito da indicação de Grana para a presidência da FUABC no rodízio entre Santo André, São Bernardo e São Caetano – principais mantenedoras financeiras da instituição. Muito se falou na possibilidade de o petista utilizar sua vez na rotatividade para alguma cartada eleitoral, algo que o petista sempre refutou fazer.

Dois nomes políticos foram especulados para o cargo. O primeiro foi o ex-deputado federal Vanderlei Siraque (PT), que se colocou na vitrine para ser o nome de Grana na FUABC. Houve também sondagens ao ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André Paulinho Serra (PSDB), num movimento para dissuadi-lo de candidatura própria na eleição do ano que vem. Paulinho optou pelo rompimento com o governo, mudança para o PSDB (estava no PSD) e anúncio de projeto majoritário.

Indagado se sua decisão poderia causar ciumeira política, principalmente com Siraque, Grana afastou a possibilidade. “Creio que isso não ocorrerá. Não vejo motivo para pessoas ficarem insatisfeitas com a escolha da Cida Damaia, uma excelente profissional e que vai representar muito bem os interesses da cidade e da região na Fundação do ABC.”

ORÇAMENTO E POLÍTICA
Com arrecadação de R$ 1,5 bilhão, a FUABC tem sido colocada como peça no tabuleiro político da região. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), fez questão de utilizar a entidade para fins políticos-eleitorais, ao apresentar o nome de Mauricio Mindrisz (PT) como presidente em sua vez no rodízio regional e, além disso, alocar parentes de aliados em quadros estratégicos.

Foi o caso de Adriana Helena de Almeida, filha do ex-prefeito e atual presidente da Fundação Criança, Mauricio Soares (PT), que, na liderança da central de convênios, gerenciava os principais contratos da FUABC.

Marinho, aliás, nutre desejo de voltar a indicar Mindrisz para cargo destacado. O petista é especulado para continuar como vice-presidente da FUABC e retornar ao comando da instituição em janeiro de 2017 em escolha feita por Marinho antes de ele deixar o poder, em dezembro de 2016. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;