Cultura & Lazer Titulo Noitão
Madrugada de animês
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/10/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Amantes da cultura japonesa têm encontro marcado neste fim de semana. O Teatro Elis Regina, em São Bernardo, abre as portas para receber o Noitão Animê, que conta com diversas animações da Terra do Sol Nascente que serão apresentadas durante a madrugada. As sessões começam hoje, às 22h, com entrada franca. Ingressos são distribuídos uma hora antes do início das atividades.

A mostra faz parte da programação deste ano do projeto Por Que Desenho Animado Não é Só Para Criança?, voltado para o público adulto. O conteúdo forte de algumas cenas faz com que o Noitão Animê seja recomendado para maiores de 16 anos.

Os otakus - nome daqueles que são fãs da cultura japonesa - poderão assistir em formato de cinema Tekkonkinkreet (2006), responsável por abrir a noite. A animação acompanha dois garotos órfãos tentando encontrar seu espaço em meio ao caos em Treasure, a Cidade do Tesouro. Aqui no Brasil, os personagens são conhecidos por protagonizarem o elogiado mangá Preto e Branco.

A partir das 2h, já levando em conta o início do horário de verão, que entra em vigor hoje, é a vez de Paprika (2006). O diretor Satoshi Kon mostra o surgimento de uma máquina capaz de gravar o sonho das pessoas e o roubo de três de suas unidades. Para descobrir quem realizou o roubo, uma equipe especial precisa entrar no estranho universo de Paprika. Cenas de estupro, suicídio e nu frontal marcam o agressivo argumento do filme.

Um clima de nostalgia promete tomar conta do teatro com Akira (1988), clássico da animação e um dos grandes símbolos do entretenimento oriental. A sessão, que começa às 3h30, mostra a gangue de Kaneda e seus amigos em Neo-Tokyo, nova versão da capital japonesa após o fim da Terceira Guerra Mundial. Confusão com um grupo rival na antiga Tóquio faz com que o rapaz se torne alvo do governo para estranhos estudos.

O evento será finalizado às 6h, com o longa Final Fantasy VII - Advent Children (2005). Baseada no popular game Final Fantasy, a animação segue a história da sétima aventura da série lançada para PlayStation com o herói Cloud tendo de voltar à atividade para derrotar antigos inimigos. O enredo complementa as ações mostradas no jogo e a computação gráfica utilizada é uma obra prima da tecnologia.

Noitão Animê - Cinema. Hoje, a partir das 22h, no Teatro Elis Regina - Av. João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;