Nacional Titulo
Horário de verão vai começar neste sábado
Por Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
Com AE
15/10/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


À meia-noite de sábado, os relógios devem ser adiantados em uma hora, iniciando o horário de verão. A idéia do governo é reduzir o consumo de energia elétrica num índice de 4% a 5%, aproveitando a iluminação solar por mais tempo. A mudança no horário é benvinda para a maioria das pessoas ouvidas pelo Diário na tarde de sexta-feira, que dizem aprovar a hora a mais de sol após o expediente de trabalho.

"A gente sabe que pode ficar correndo até umas 19h. O parque aqui não é muito seguro à noite, então a luz do sol é ideal para a gente", conta a dona-de-casa Maria Lucia Piascek, que sexta-feira fazia exercícios no Parque Celso Daniel, em Santo André. Ela diz não possuir uma opinião formada sobre o tema, destacando pontos positivos e negativos. "Eu gosto de fazer exercícios no fim da tarde, quando o sol já está fraco, por causa da temperatura mais baixa. Mas com essa insegurança, é preferível fazer os exercícios em climas mais quentes", diz Maria Lúcia.

A vendedora Anelita Souza Alves diz que a mudança é positiva. "Podemos fazer mais coisas. Levar as crianças para passear por mais tempo, depois da aula. Tem também o fator da economia de energia". Ela pretende fazer exercícios no parque quando o horário estiver em vigor.

Já o operário Orivaldo Santos da Costa vê mais incômodos do que benefícios com o horário de verão. "Não gosto muito de jantar com o dia ainda claro. Prefiro à noite, com o ar mais fresco. Mas é só eu passar a jantar um pouco mais tarde", diz.

Economia – O principal motivo da instauração do horário de verão é a economia de energia. O governo federal espera uma economia aproximada de 2.340 megawatts este ano. É uma quantidade de energia equivalente à consumida pela da região metropolitana de Belo Horizonte e uma cidade como Florianópolis, somadas.

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1932. Este ano, participarão da mudança de horário os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A meteorologista Luciene Dias, do 7º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), diz que, no verão, o hemisfério sul da Terra fica mais exposto ao sol, por isso os dias são mais longos. "No verão, o dia amanhece mais cedo e escurece mais tarde, o que não acontece em outras épocas do ano devido a uma exposição menor à luz do sol". Ela explica que a mudança não é necessária no Norte e Nordeste do país. "Na região da linha do equador – linha imaginária que passa na região central do planeta –, não há essa mudança. O ano todo a duração do dia e da noite é a mesma. Por isso, no nordeste, que fica próximo à linha, não é necessário essa mudança". O horário de verão termina em 19 de fevereiro de 2006.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;