Esportes Titulo
Santos segura empate e vai à decisão
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
02/06/2011 | 00:05
Compartilhar notícia


Foram necessários 45 minutos para o Santos garantir vaga na final da Copa Libertadores, ontem à noite, no Paraguai. Os três gols marcados no primeiro tempo foram fundamentais para o Alvinegro apenas administrar os 3 a 3 contra o Cerro Porteño, no Estádio La Olla. Agora, o Peixe aguarda o vencedor de Velez Sarsfield (Argentina) e Peñarol (Uruguai), que definem hoje o outro finalista.

A primeira etapa foi repleta de fortes emoções tanto para santistas quanto para cerristas. E o gol de Zé Eduardo, aos dois minutos, foi fundamental para que o jogo se desenhasse favorável ao Peixe. Após cobrança de falta de Elano, o contestado atacante pôs fim ao jejum de 14 jogos sem marcar.

O Cerro sentiu o golpe, mas aos poucos tentou voltar ao jogo. Aos nove, Cáceres tentou, mas a bola subiu demais. No lance seguinte, Torres saiu machucado e deu lugar a Iturbe, que entrou com tudo, levando perigo à zaga santista em duas chances praticamente seguidas: em chute de longe e em cabeçada que Rafael salvou.

Mas foi aí que a equipe brasileira viu a sorte sorrir para seu lado. Aos 27, após chutão de Edu Dracena desde a defesa, a bola flutuou até a área do Cerro. Neymar correu junto de dois marcadores - um deles, Benítez, recuou de cabeça para o goleiro Barreto -, mas não contava com a falha incrível do arqueiro, que errou o alvo e viu a bola entrar no gol.

A torcida santista ainda comemorava quando, quatro minutos depois, Benítez subiu sozinho na área e, de cabeça, escorou escanteio para a rede. Os paraguaios reanimaram e empatariam não fosse Rafael, que salvou voleio de Bareiro.

Mas, no último minuto, o Santos definiu a classificação: em rápido contra-ataque de Arouca, o volante lançou Neymar. O camisa sete teve espaço e calma para esperar o momento certo e fuzilar o goleiro adversário: 3 a 1.

Na segunda etapa, a posse de bola foi total do time da casa. Recuado e amparado até aquele momento por quatro gols a favor, o Santos se limitava a marcar. O resultado disso foi o segundo gol do Cerro. Após cruzamento da direita, Bareiro ajeitou para trás, Luchero dominou e diminuiu.

Os paraguaios partiram para o sufoco e exigiram milagres de Rafael. Aos 37, após linda jogada individual, Fabbro fez um golaço, do meio da rua, no ângulo e empatou.

A pressão aumentou, o Cerro acertou o travessão, mas, para sorte do Santos, parou aí.

 

Milan reafirma prioridade por Ganso

A dupla Ganso e Robinho, destaque no Santos em 2010 ao lado de Neymar e André, tem chance de voltar a jogar junta em breve. Isso porque o Milan, time do Rei das Pedaladas, reafirmou a prioridade em contratar o camisa dez do Peixe. Mas a equipe rossonera despista quanto à data de chegada.

"Sim, ele nos interessa. Não sabemos ainda como, nem quando. Mas o queremos", afirmou o diretor de futebol do Milan, Umberto Gandini, que torce para que o meia volte aos campos o quanto antes - se recupera de lesão muscular. "Estamos esperando para que ele se recupere logo."

Como em 2012 o Santos comemora o centenário, a diretoria por mais de uma vez afirmou a intenção de contar com Robinho, que pertence justamente ao Milan. Possível troca do atacante por Ganso foi descartada pelo dirigente italiano, que ainda levantou polêmica. "Não terá nenhuma troca. Inclusive por que Ganso nem é do Santos", disse Gandini.

O Santos tem atualmente apenas 45% dos direitos econômicos do jogador. Outros 45% estão nas mãos do Grupo Sonda, além de 10% com o próprio jogador. A divisão dos direitos econômicos de Ganso é alvo de divergência entre o Santos e o Sonda. (das Agências)

 

Vélez arma caldeirão para reverter vantagem do Peñarol

O Vélez Sarsfield aposta as fichas no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina, para reverter a vantagem do Peñarol e se classificar para a final da Libertadores. Depois de perder (1 a 0) no Uruguai, a equipe vai para cima do rival hoje, às 21h50 (de Brasília).

O time da casa precisa vencer por dois gols de diferença. A repetição do resultado leva a disputa para os pênaltis. O empate favorece os uruguaios. No que depender do técnico Ricardo Gareca, o estádio será transformado em caldeirão. "Não podemos cometer os erros da semana passada e vamos precisar ser ainda mais eficientes. É preciso pressionar desde os primeiros minutos, não deixar o Peñarol respirar", comentou o treinador, que não terá o volante Razzotti. Canteros assume a vaga.

Pelo lado uruguaio, o técnico Diego Aguirre não quer saber de retranca. "Nós conseguimos bom resultado na ida, pois nosso objetivo era ganhar e sem sofrer gols. Agora vamos atuar como visitantes e podemos ser ousados. Caso a equipe marque um gol o Vélez pode entrar em desespero. Mas se for para cravar resultado, prefiro que fique 0 a 0", arriscou o treinador, que conta com força máxima. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;