Internacional Titulo
França propoe igualdade de votos com a Alemanha
Do Diário do Grande ABC
09/12/2000 | 13:18
Compartilhar notícia


O esboço de acordo apresentado neste sábado pela França na reuniao de cúpula de Nice (Sudeste da França) a seus sócios na Uniao Européia (UE), para reformar as instituiçoes comunitárias, mantém a igualdade de votos entre França e Alemanha para tomar decisoes e a Espanha sairia ganhando, mesmo tendo menos votos.

O texto propoe o mesmo número de votos (30) para os quatro países grandes - Alemanha, França, Reino Unido e Itália - o que pretendia a França e a Alemanha rejeita, dentro de um leque de 3 a 30 votos, em funçao da populaçao do país.

A Espanha teria 28 votos no Conselho de Ministros, menos que os quatro países grandes, mas reduziria sua distância em relaçao a estes, já que os quatro multiplicam seus votos por três (passariam dos atuais 10 votos para 30), enquanto a Espanha os multiplicaria por mais de três (dos oito atuais para 28). Já os países pequenos saíram perdendo em comparaçao com seu atual número de votos.

De acordo com a proposta francesa apresentada esta manha, o total de votos é de 321 e a maioria qualificada se alcançaria com 231, ou seja, 71,9% dos votos.

A minoria de bloqueio proposta é de 91 votos, ou seja, os votos somados de três países grandes e um pequeno, e nao apenas de três grandes, como queriam os quatro grandes e a Espanha.

Quanto à Comissao Européia, propoe-se que ela tenha 20 membros a partir de 2010, em duas etapas:

- Em 2005 haverá um comissário por país, por isso os cinco grandes, entre eles a Espanha, perderao um e o número de membros da comissao passará dos atuais 20 para 15.

- A partir de 2010, quando a UE tiver 27 membros e a comissao idem, o número de comissários será reduzido para 20, com rotaçao igualitária por países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;