Cultura & Lazer Titulo
Opções para outros gostos
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
15/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Para os que pretendem aproveitar o agito da cidade durante a Virada Cultural, mas não estão dispostos a enfrentar a aglomeração ao redor dos palcos, a dica é se afastar um pouco dos principais pontos do centro e aproveitar outras formas de entretenimento que nem sempre estão disponíveis durante o ano (para quem procura coisas diferentes, talvez valha a pena enfrentar os palcos para conferir performance única do cubano Barbarito Torres, considerado o rei do alaúde).

A Praça Roosevelt, por exemplo, sofre uma drástica transformação a partir das 18h de hoje. Saem atores, diretores e demais produtores do teatro alternativo e entram aqueles sujeitos de inteligência privilegiada que normalmente têm como segundo coração computadores e outros aparatos tecnológicos. Dimensão Nerd, como foi batizado o núcleo, terá na verdade o status de paraíso geek.

Quem convive de perto sabe bem que os nerds não podem ser generalizados por temas: há desde os obcecados pela Idade Média até os que idolatram ficção científica. Todas essas vertentes serão contempladas por meio de atrações que envolvem HQs, cosplay (no qual os fãs encarnam personagens variados), RPG (Role Play Game) e outros suportes de todas essas paixões.

O "Independence Day" vai proporcionar encontros de editores de histórias em quadrinhos em vários horários. Mesas de RPG e outros jogos de tabuleiro estarão disponíveis durante todo o dia. Teatro e apresentações dos cosplayers e dos fãs dos tempos medievais também são atração.

A saga Star Wars, que reúne as mais bem organizadas turmas de nerds brasileiros, também será bem contemplada. Lukes, Leahs e Han Solos postiços poderão acompanhar, a partir das 23h, uma batalha de sabres de luz. Às 11h de amanhã haverá um desfile com os personagens criados por George Lucas e exibidos em dois pares de trilogias.

ADONIRAN E OS TRENS - "Trem daz Onze" é uma das canções mais emblemáticas do compositor Adoniran Barbosa, que completaria 100 anos em agosto. Assim foi batizado também uma das atrações que o homenageiam. A cada uma hora (até as 11h), um trem vai partir da Estação da Luz em direção ao Brás com apresentações de música. Além das viagens musicais, serão apresentados espetáculos nas duas estações, incluindo representações inspiradas no programa de rádio "Histórias das Malocas", que tinha Adoniram como um dos artistas principais.

O Vale do Anhangabaú, que vai reunir atividades circenses. Destaque para a companhia espanhola Sarruga,que deve invadir o local com bonecos gigantescos: libélulas, formigas e outros insetos. Malabaristas também ficarão suspensos em um guindaste para executar seus números.

A Galeria Prestes Maia é o point para quem aprecia piercings, tatuagens e outras formas de body art, inclusive a suspensão corporal, em que uma pessoa é erguida por ganchos presos na pele. Pode impressionar os mais sensíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;