Automóveis Titulo
Como elas decidem a compra de um automóvel
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
18/01/2006 | 09:01
Compartilhar notícia


Um dos destaques do Salão de Genebra de 2004, o Volvo YCC (Your Concept Car), é um protótipo criado por nove engenheiras e projetistas da montadora sueca. O carro, desenvolvido a partir de soluções práticas para facilitar a relação da mulher com o carro, acabou rendendo o prêmio de mulher do ano a duas engenheiras da marca.

Apesar de ainda ser um projeto, o veículo sueco antecipa uma realidade que tem ganhado cada vez mais importância no mercado automotivo, que é o papel da mulher na compra de um carro e o valor que ela dá a alguns itens, como praticidade e segurança.

Para se ter uma idéia, no Volvo YCC é possível mudar as cores do acabamento interno do carro, os encostos de cabeça são divididos ao meio para acomodar melhor quem tem um rabo de cavalo e os pedais se adaptam a diferentes tamanhos de saltos de sapato.

A maior parte dos automóveis ainda está distante deste cenário, mas caminha cada vez mais para agradar ao público feminino. A Renault, por exemplo, lançou uma série especial do Clio, chamada de Boticário, com acabamento exclusivo para a mulher. A Citroën criou a versão Ocimar Versolato do C3.

De acordo com Reinaldo Siffert, gerente de produto da Peugeot, de 15 anos para cá, a participação feminina na compra tem aumentado e elas se tornaram responsáveis, direta ou indiretamente, por 80% das aquisições. “De cada dez carros, a mulher participa de oito compras”.

Siffert ainda explica que a escolha do homem é emocional e demonstra um desejo de exibição. Já a mulher, é racional e pensa no conforto e na praticidade que o automóvel vai lhe oferecer.

Segundo pesquisas da Ford, entre as preferências femininas estão facilidade em dirigir o veículo, estilo e espaço interno. As mulheres também valorizam mais os veículos pequenos que os homens.

Os fatores decisivos de compra são preço, experiência com a marca, estilo, consumo de combustível e indicação de amigos, além disso, valorizam bastante o aproveitamento do espaço interno.

Na montadora, as maçanetas são testadas por mulheres para evitar que as unhas quebrem, o extintor de incêndio foi retirado do banco do motorista e colocado no do passageiro e os materiais de revestimento interno são mais macios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;