Setecidades Titulo Educação
Desafio de Redação chega à terceira semana
Por Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
14/09/2009 | 07:10
Compartilhar notícia


A edição deste ano do Desafio de Redação - concurso organizado pelo Diário, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano - chega à terceira semana. Hoje, será a vez dos alunos de Diadema demonstrarem sua capacidade para fazer um texto - em prosa ou verso - com o tema Água: A Vida do Planeta.

Assim como os desafiantes das outras cidades do Grande ABC, os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além de alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos) das escolas públicas e particulares do município terão uma hora para produzir suas redações. Santo André e Mauá já receberam a competição.

Desde abordagens mais simples, como falar da poluição e da importância dos recursos hídricos, até a produção de textos ligando a questão da água às citações de filósofos, os participantes do concurso têm mostrado que o que vale é explorar a criatividade, os conteúdos expostos em aula e inclusive gastar algumas horas acumulando em livros ou na internet o conhecimento necessário para produzir a redação.

Prêmios - A despeito das diferenças socioeconômicas, das distintas motivações - seja o desejo de participar de competição envolvendo estudantes de todo o Grande ABC, o treino para o vestibular ou a chance de chegar à universidade -, o objetivo é o mesmo para todos os competidores: conseguir a premiação.

E dentre os prêmios reservados, os melhores textos das seis categorias do Desafio - divididas de acordo com a série cursada pelos candidatos - estão bicicletas, computadores, televisores e a bolsa de estudos integral para qualquer um dos cursos da USCS, recompensa reservada somente aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Para os docentes, muito além da premiação e da possibilidade de se mensurar o conhecimento dos alunos, a participação no Desafio é importante incentivo para despertar nos estudantes o interesse pelas letras, e para que eles se deem conta da importância da escrita não só na vida escolar como fora dos muros dos colégios.

A expectativa para este ano é de que seja atingida a meta de 150 mil redações. Na segunda edição, realizada no ano passado, foram produzidos 128 mil textos.

A aplicação dos exames termina no dia 6 de outubro, quando as redações serão analisadas por banca formada por convidados, professores e estudantes da USCS. Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 11 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;