Economia Titulo Fábrica
Depois de demitir, Makita propõe pacote
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
10/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de surpreender cerca de 315 trabalhadores com o anúncio de fechamento da planta de São Bernardo, a Makita, fábrica de ferramentas elétricas, anunciou que vai conceder pacote de benefício aos funcionários demitidos.

"O pacote que eles ostentam é composto por três meses de convênio médico e cinco dias de salários para cada ano trabalhado", destaca Claudio Miranda, coordenador do SUR (Sistema Único de Representação) e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A empresa não detalhou o pacote de benefícios, mas afirma que as rescisões serão acertadas no dia 9 de outubro.

Os metalúrgicos se dizem desolados e acampam em frente a fábrica desde sexta-feira (4), sem data para deixar o local.

A empresa alega que teve de tomar a medida em decorrência dos efeitos da crise mundial. Os trabalhadores, por sua vez, afirmam que nenhum artifício, como redução de jornada de trabalho, foi utilizado para tentar solucionar o problema. "A produção bateu recorde em julho, com 126 mil unidades, para este mês eram previstas 140 mil peças. Mais uma vez o trabalhador paga a conta de um problema fictício", lamenta o sindicalista.

Mesmo sem esperança de reverter a decisão, os trabalhadores se reúnem na manhã de hoje com o prefeito Luis Marinho para tentar encontrar uma solução.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;