Economia Titulo
Japão não cita "deflação" em relatório econômico mensal
24/12/2013 | 06:17
Compartilhar notícia


O governo do Japão não precisou usar a palavra "deflação" para descrever a economia do país pela primeira vez em quatro anos em seu relatório econômico mensal de dezembro divulgado nesta terça-feira.

"Esta é a primeira vez em muito tempo que não temos que citar a deflação no relatório. A palavra estava incluída no documento desde dezembro de 2009, quando o governo apontou para a queda nos preços em função da crise financeira global de 2008", explicou o governo no relatório. "A evolução recente dos preços indica que a deflação está sendo deixada para trás", completou.

Ainda assim, o gabinete do governo disse que mesmo com a palavra deflação fora do relatório, a guerra contra a queda de preços ainda não acabou.

"Os preços estão segurando firme, mas isso não significa que tenhamos saído deflação", disse um funcionário do governo japonês, acrescentando que tal avaliação seria baseada em vários fatores, incluindo indicadores como o índice de preços ao consumidor (CPI< na sigla em inglês).

Desde que anunciou novos estímulos à economia japonesa em abril deste ano, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) estabeleceu que a economia do país registrará uma inflação de 2% em dois anos.

No relatório, o governo manteve a sua avaliação estável sobre a economia global pelo quarto mês consecutivo. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;