Política Titulo Transporte
Alckmin garante Metrô
no Grande ABC até 2017

Edital da Linha 18-Bronze será lançado até
janeiro, conforme estimativa do tucano

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
24/12/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), assegurou ontem que o Grande ABC estará interligado à linha do Metrô até 2017. Durante desembarque na região para entrega de unidades da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), o tucano exaltou o planejamento de sua gestão em Mobilidade Urbana, classificando como “grande desafio” para melhorar a qualidade de vida”. Esse é o quinto evento oficial neste ano com sua presença.

A Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a região à Capital por meio do sistema de monotrilho, foi destacada como o principal projeto. A licitação deve ser lançada, segundo o governador, entre o fim deste ano e o começo de janeiro. “Normalmente, a gente pode dizer que são três anos de obra. O quanto mais rápido a gente puder entregar, melhor. Assinamos com o governo federal, porque tem o recurso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e com as prefeituras. Só falta (o Paço de) São Paulo e acho que assinaremos nos próximos dias”, explicou Alckmin, prevendo funcionamento para 2017. O custo estipulado é de R$ 3,5 bilhões.

 

A proposta é encarada pelo governador como nítida valorização do Grande ABC, que abriga 2,6 milhões de pessoas. “Pela primeira vez o Metrô vai sair da cidade de São Paulo e vai para São Caetano, Santo André e São Bernardo”, afirmou. Alckmin mencionou que o crescimento da Região Metropolitana supera a Capital. “Esse é um fato novo. O maior investimento, em termos de volume, é em Metrô, trem e monotrilho, Mobilidade Urbana no geral, o que representa qualidade de vida para a população”, definiu.

 

O tucano reforçou também que o investimento no transporte coletivo é fundamental pelo fato de a Região Metropolitana ser a terceira mais populosa do planeta. “É o grande desafio das regiões metropolitanas e nós estamos na terceira maior metrópole do mundo. A primeira é Tóquio, no Japão, depois Nova Deli, na Índia.”

 

De olho na eleição do ano que vem, quando tentará a renovação de seu mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes, o governador tem ampliado os laços com o Grande ABC, berço e tradicional reduto do petismo. Dos sete prefeitos da região, três são do PT – Luiz Marinho (São Bernardo), Carlos Grana (Santo André) e Donisete Braga (Mauá). Os chefes de Executivo de Diadema, Lauro Michels (PV), e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), são aliados confirmados de Alckmin.

 

Questionado sobre o planejamento eleitoral para enfrentar o virtual candidato do PT, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ele desconversou: “Isso será em junho do ano que vem. Tem tempo ainda.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;