Economia Titulo
ANP define normas para produção e comercialização do biodiesel
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/12/2004 | 10:09
Compartilhar notícia


A ANP (Agência Nacional do Petróleo) vai publicar no Diário Oficial da União desta quinta-feira a regulamentação para a cadeia de produção, distribuição e comercialização do biodiesel para uso comercial em todo o país, por meio da adição de 2% ao diesel derivado de petróleo (B2).

A ANP também vai indicar a revisão de 18 resoluções sobre o abastecimento nacional de combustíveis, com a entrada do biodiesel entre os produtos.

Segundo nota divulgada pela ANP, a mistura do biodiesel ao diesel de petróleo será feita pelas distribuidoras de combustíveis, assim como o modelo adotado para a adição de álcool anidro à gasolina comercializada pelos postos revendedores. A ANP afirma que a adição de 2% de biodiesel ao diesel vendido nos postos não vai determinar alterações nos motores.

A ANP esclarece ainda que as refinarias poderão fazer a mistura e fornecer o produto às distribuidoras de combustíveis. A regulamentação também permite usos específicos do biodiesel, com misturas superiores ao teor de adição estabelecido pelo marco regulatório, desde que autorizadas pela ANP.

O biodiesel começará a ser vendido nos postos de combustíveis em fevereiro de 2005, inicialmente em Belém. O biodiesel é um combustível renovável e pode ser produzido a partir de oleaginosas como mamona, soja, dendê, palma e girassol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;