Internacional Titulo
Príncipe herdeiro de Brunei casa com adolescente
Por Da AFP
09/09/2004 | 09:55
Compartilhar notícia


Foto:AFP O príncipe herdeiro de Brunei, Al-Muhtadee Billah Bolkiah, 30 anos, um dos homens mais ricos do mundo, se casou nesta quinta-feira com uma adolescente, respeitando uma tradição centenária da dinastia do sudeste asiático, na presença de várias autoridades estrangeiras.

Al-Muhtadee Billah Bolkiah se casou com Sarah Salleh, 17, na sala do trono do palácio real, um edifício de 1,7 mil quartos, diante de uma platéia de presidentes, primeiros-ministros e membros de famílias reais.

O príncipe, amante do bilhar, é o herdeiro da coroa do sultão Hassanal Bolkiah, um dos homens mais ricos do planeta graças aos lucros que o petróleo proporciona ao reino, situado na ilha de Bornéu. Sua esposa é a filha de um cidadão de Brunei com uma enfermeira suíça, Suzanne Aeby.

Seguindo a tradição, os noivos começaram a cerimônia vestidos de azul, sentados em tronos amarelos e dourados, as cores da monarquia de Brunei. Após a declaração da união, os dois beijaram as mãos do sultão para obter sua bênção.

A cerimônia desta quinta-feira encerrou duas semanas de rituais e será seguida por um banquete gigantesco na sexta-feira, oferecido a milhares de hóspedes da monarquia. Autoridades de países vizinhos, como Cingapura, Filipinas e Indonésia, assim como do Oriente Médio marcaram presença. A Europa foi representada pelo duque de Gloucester.

O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, também viajou para Brunei, mas sem a companhia de sua esposa Masako, que ainda se recupera de uma depressão que a obrigou a abandonar suas atividades oficiais.

O príncipe Al-Muhtadee Billah será o 30º sultão de Brunei em uma linha de sucessão de mais de 600 anos. O país, com 400 mil habitantes, cuja origens hindus datam de 1,5 mil anos, se converteu ao islamismo em 1371. Permaneceu sob a proteção britânica de 1888 a 1984, quando obteve sua independência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;