Economia Titulo Após ataque cibernético
Prosegur começa a restabelecer serviços

Transportadora de valores informa clientes que de amanhã à semana que vem tudo volta ao normal

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
04/12/2019 | 07:00
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André Henriques/DGABC


Após quase uma semana enfrentando problemas com o fluxo de caixa por causa de falha no sistema operacional da Prosegur, empresas que movimentam grandes quantidades de dinheiro em espécie começam a ter o restabelecimento dos serviços prestados. A companhia, especializada no transporte de valores, informou aos clientes que a expectativa é a de que entre amanhã e a próxima semana tudo volte ao normal.

O problema começou na quarta-feira passada, quando moedas e cédulas recolhidas na sede dos clientes não estavam sendo depositadas no sistema bancário, o que, inclusive, causou o atraso no pagamento do 13º salário de funcionários. A Prosegur alegou que seus computadores sofreram ataque cibernético após a invasão do vírus ransomware Ryuk, que violou sistemas e solicitou quantia em bitcoins para que os arquivos sejam descriptografados. Na segunda-feira, inclusive, o site saiu do ar e a comunicação com os clientes foi interrompida.

Ontem, conforme comunicado que o Diário teve acesso a partir de clientes da transportadora de origem espanhola, a companhia informou que está em fase de retomada dos sistemas. Segundo o documento, foi aplicada vacina em 100% dos computadores com finalização nesta semana e, até a semana que vem, haverá retomada integral do sistema de controle de operações nas centrais da Barra Funda (Capital), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (Minas Gerais) e Olinda (Pernambuco). Nesses endereços o sistema de telefonia foi retomado, mas nas demais filiais será no domingo. O atendimento aos clientes por e-mail será restabelecido amanhã, assim como o cofre inteligente, que teve o corpoint retomado, mas o crédito D0 será realizado com base na média histórica até então. Conforme a Prosegur, foram retomados os sistemas de fechaduras, o 0800 e os terminais portáteis.

Procurada, a assessoria de imprensa da empresa respondeu que ainda não dispunha de novo posicionamento acerca dos transtornos. 




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