Economia Titulo Incentivauto
Estado oficializa decreto e inicia plano de desconto a montadoras

Medida reduz ICMS em até 25% e requer investimento e empregos

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
10/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou decreto, publicado ontem no Diário Oficial, em que formaliza o programa que prevê fortalecimento indústria automotiva, denominado IncentivAuto. O plano estabelece a redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em até 25%, mediante investimento de, no mínimo, R$ 1 bilhão, somado à geração de ao menos 400 postos de trabalho. A medida tende a impactar diretamente o Grande ABC, que apesar da evasão de indústrias nas últimas décadas, ainda é considerado grande polo do setor no País.

A ação se dá em meio à possibilidade cogitada pela GM (General Motors), com planta em São Caetano, de saída do Brasil e do anúncio de fechamento da unidade da Ford, em São Bernardo. No texto, o governador aponta que poderão ser beneficiários do regime os fabricantes de veículos automotores classificados no capítulo 87 da Nomenclatura Comum do Mercosul. A lista inclui veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios.

Conforme já indicado, para entrar no regime, as montadoras deverão protocolar pedido junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dirigido à comissão de avaliação da política de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, contendo, no mínimo, projeto de investimento para a expansão de suas plantas industriais, implantação de novas fábricas ou desenvolvimento de novos produtos, indicando montante e prazo de investimento, que atenda, cumulativamente, os requisitos estipulados de valores e criação de empregos.

O desconto será progressivo em função do montante aplicado. Caberá à comissão de avaliação do Estado analisar o pedido e, considerando a sua viabilidade junto às áreas técnicas, aprovar o projeto. Seguindo os critérios, as empresas ficam credenciadas a obter financiamento do governo paulista para viabilizar a implantação da proposta e expandir o capital de giro, após a conclusão do plano. Os financiamentos mencionados serão constituídos com recursos do Funac (Fundo de Apoio aos Contribuintes do Estado de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;