Economia Titulo
Portos movimentam 9,6% a mais no 2º trimestre
Por
22/09/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


Os portos públicos e terminais de uso privativo brasileiros movimentaram 182 milhões de toneladas de carga no segundo trimestre de 2010, volume 9,6% superior ao verificado no mesmo período de 2009. Com isso, no primeiro semestre do ano, os portos brasileiros transportaram 344 milhões de toneladas de carga, superando em 11,7% a movimentação verificada nos primeiros seis meses do ano passado.

Do total de cargas transportadas, dois terços foram movimentados em terminais portuários privativos, usados principalmente por grandes empresas exportadoras.

Os dados foram divulgados ontem pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A Agência estima que a movimentação total de cargas em 2010 deverá atingir a marca de 760 milhões de toneladas, com crescimento de 3,8% com relação a 2009, quando os portos lidaram com 732 milhões de toneladas de cargas.

O órgão regulador ressalta, entretanto, que a atividade dos portos deverá ainda ficar aquém das 768,3 milhões de toneladas transportadas em 2008. Foi em setembro daquele ano que a crise internacional ficou mais aguda, com a quebra do banco americano Lehman Brothers, afetando o fortemente comércio internacional e, consequentemente, a atividade dos portos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;