Economia Titulo
Rússia deve suspender embargo à compra de carne brasileira
Do Diário OnLine
23/06/2004 | 09:10
Compartilhar notícia


O Ministério da Agricultura tem como certo, até esta quarta-feira, uma resposta da Rússia suspendendo o embargo à importação de carne bovina brasileira. O comércio foi interrompido na última sexta-feira, quando o Brasil comunicou a existência de um foco da febre aftosa em três bovinos no município de Monte Alegre, no norte do Pará.

A primeira medida da Rússia foi pedir esclarecimentos ao governo. Depois, cancelou os embarques de carnes e suspendeu as emissões dos certificados, que são concedidos nos portos nacionais na presença de veterinários russo.

O Ministério está confiante na suspensão do embargo porque o país cumpriu todos os trâmites legais no caso deste tipo de ocorrência. Conforme nota técnica divulgada pelo Departamento de Defesa Animal, já foram comunicadas à Organização Mundial de Saúde Animal, "os países vizinhos e os países de blocos econômicos com os quais o Brasil mantém intercâmbio comercial".

A Rússia é responsável por 12% das importações de carnes do Brasil. De janeiro a maio deste ano, foram embarcadas para o mercado russo 217,8 mil toneladas de carnes suínas, bovinas e de frango. Em 2003 o país exportou para os russos 612 mil toneladas de carnes, com uma receita de US$ 595,2 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;