Política Titulo Composição
Orlando Morando garante Reple em São Bernardo

Futuro secretário de Saúde na cidade, médico
era cotado para ser adjunto na gestão Alckmin

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
24/12/2016 | 07:23
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito eleito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), fisgou a nomeação do médico Geraldo Reple Sobrinho para chefiar a Secretaria de Saúde em seu governo a partir de 2017. Anunciado ontem ao lado de mais seis nomes, Reple havia sido convidado a ocupar o posto de adjunto da mesma Pasta no governo Geraldo Alckmin (PSDB), no Estado – então detentor do cargo, Wilson Pollara foi acertado como futuro titular do setor na gestão João Doria (PSDB), na Capital.

Além de Reple, Morando divulgou ontem, em ato no Hotel Pampas, no Centro, os futuros secretários de Administração, Pedro Pinheiro; o engenheiro Fernando da Costa em Transportes; e o ex-vereador Ademir Silvestre (PHS) como diretor-presidente da ETC (Empresa de Transportes Coletivos). Área politicamente estratégica e que promove o diálogo com a Câmara, a Secretaria de Governo será encabeçada por Julia Benicio; assessora de imprensa do tucano, a jornalista Thaís de Oliveira Santiago vai comandar a Comunicação; Luiz Mário será procurador municipal.

Ex-superintendente do Hospital Estadual Mário Covas, Reple não foi o único quadro que Morando disputou com outros políticos. O prefeito eleito reconheceu que teve dificuldades para fechar o primeiro escalão por conta do assédio aos profissionais em outras cidades. “O meu partido, o PSDB, ganhou muitas eleições na Região Metropolitana (de São Paulo). Eu concorri com o governo do Estado e com o Doria. Não foi uma questão simples (a escolha do secretariado)”, frisou Morando. O médico justificou que aceitou o convite para ficar no Grande ABC porque gosta de “desafios”. “Estava numa situação tranquila, que podia me dar projeção. Mas é uma honra (escolher São Bernardo).”

A nova leva de secretários anunciada por Morando ontem repete a configuração de maioria de figuras de fora da política, como apresentado no dia 9, quando sete primeiros integrantes do alto escalão foram revelados. O tucano voltou a negar ter “preconceito com políticos”. “Político nunca será discriminado. Eu sou político. O governo poderia ser composto só por políticos, se tiverem capacidade para desempenhar as funções. Nós temos na Câmara pessoas com capacidade e com boa experiência”, afirmou o prefeito eleito, emendando que “pode haver ou não” parlamentares no seu secretariado.

Para que os suplentes tucanos Ary de Oliveira e Samuel Alves garantam cadeira no Legislativo, especula-se os nomes dos vereadores eleitos Alex Mognon e Mário de Abreu (ambos do PSDB) para serem alçados ao Executivo – esse último cotado para assumir Meio Ambiente.

Morando adiantou também que prepara reforma administrativa para o corte de secretarias. Das atuais 23, o tucano pretende trabalhar apenas com 18. Para isso, algumas Pastas serão extintas e alocadas como diretoria em outros setores. Sem dar detalhes, o prefeito eleito afirmou ainda que planeja reduzir o número de cargos comissionados no Paço.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;