Eleições 2016 Titulo Mauá
Reunião com alunos do Sesi vira ato de campanha de Donisete
Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
29/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Após assistir de longe à decisão do Sesi (Serviço Social da Indústria) de fechar a unidade escolar no Jardim Itapark, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), divulgou como ato de campanha reunião com pais de alunos do colégio que será encerrado.

O petista utilizou parte da estrutura eleitoral no encontro, como caminhão de som. E, embora seu governo não tenha se mobilizado ainda para reverter a situação, Donisete – que está licenciado para disputar a eleição – assegurou que vai se reunir com líderes do Sesi para pedir a manutenção da escola.

O chefe do Executivo declarou aos pais dos estudantes ter conversado com Sérgio Barbour, assessor do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB), para agendar reunião e tratar do tema. “É uma informação que não condiz com a nossa realidade. Primeiro que a unidade do Itapark não é pequena, atende a demanda daqui. Segundo, a proposta é transferir os estudantes para a unidade do (bairro) Adelina, que está praticamente superlotada”, discursou o petista, que também negou que a Prefeitura teria exigido do Sesi o terreno onde está abrigada a unidade. A reunião, acompanhada pela equipe do Diário, ocorreu fora da escola, o que segundo especialistas em Direito Eleitoral está dentro das regras do pleito.

A decisão de fechar o Sesi do Itapark foi informada aos pais dos alunos na sexta-feira pela diretora regional de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Scarlett Angelotti. A ação prevê a transferência dos 400 alunos da unidade do Itapark para a do bairro Adelina e do Jardim Zaíra e pegou os pais dos estudantes de surpresa, que se mobilizaram ontem para pressionar o órgão a recuar.

A administração já havia doado terreno para o Sesi construir nova unidade no município, na Vila Vitória, mas a instituição não teria seguido com o projeto. O prédio seria maior e abrigaria justamente os alunos das unidades do Itapark e do Adelina. Caso a instituição mantenha a decisão, o secretário de Governo, Edílson de Paula (PT), informou que a ideia do Paço é implementar nova creche no local a partir do ano que vem. (Colaboraram Daniel Macário e Vanessa Oliveira)

Edílson nega omissão do Paço no caso

Secretário de Governo de Mauá, Edílson de Paula (PT) rebateu as críticas dos prefeituráveis da cidade, que acusaram o prefeito Donisete Braga (PT) de cruzar os braços e não impedir o fechamento da unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria) do Jardim Itapark. O petista explicou que a administração também foi pega de surpresa com a decisão e que legalmente não pode ajudar financeiramente a instituição, que indicou problemas econômicos para justificar o encerramento das aulas.

“O Sesi é um órgão mantido pela indústria. Legalmente, a obrigação da Prefeitura é cuidar do ensino de zero a seis anos. De verdade, a Prefeitura não pode fazer nada porque não temos condições financeiras para assumir esses custos e, mesmo que tivéssemos dinheiro em caixa, estamos impedidos pela lei de interferir nesse processo”, frisou o secretário, ao emendar que acusar governo de omissão é “discurso para iludir o eleitor”. “Acho irresponsável e eleitoreiro da parte de candidatos que passaram por prefeituras, como o (Clóvis) Volpi (PSDB), o Márcio Chaves (PSD), o Atila (Jacomussi, PSB) e até do Rogério (Santana, Rede), dizerem que a administração pode ajudar financeiramente o Sesi.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;