Setecidades Titulo Arte
Escultura de Sacilotto volta à Oliveira Lima

Obra foi retirada do calçadão de Santo André há 9 meses; Prefeitura planeja roteiro de visitação

Por Daniel Tossato
Especial para o Diário
26/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A obra Concreção 0005, do artista plástico andreense Luiz Sacilotto (1924-2003) voltou a integrar a paisagem na Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André. A escultura foi apresentada ontem pelo prefeito Carlos Grana (PT) e os secretários de Cultura, Tiago Nogueira, e de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

A escultura, que foi instalada na segunda-feira, foi retirada do local pensado pelo artista há nove meses, o que gerou críticas por parte da população da cidade. A escultura voltou para a Rua Oliveira Lima, mas em ponto mais afastado de onde passa a maioria das pessoas que caminham pelo calçadão. “Parecia que havia duas ruas Oliveira Lima, pois a obra do Sacilotto parecia dividir a via. Acreditamos que a movimentação fique melhor assim”, explicou Grana.

Destaque negativo é para o vandalismo. Com menos de uma semana no novo local, a Concreção 0005 já está pichada. “Foi um caso isolado. As câmeras que estão na Oliveira Lima devem ter registrado quem foi o autor dessa agressão”, disse Tiago Nogueira. “A Prefeitura limpará os rabiscos, mas temos que lembrar que a população deve ser educada para que saiba da importância das obras. Assim, as esculturas e demais obras de arte da cidade serão sempre respeitadas”, emendou Tiago.

Para o prefeito, a administração municipal estava em débito com Sacilotto e com a cidade. “A reinauguração da Concreção 0005 é o reconhecimento da importância do artista para Santo André.”

A Prefeitura pretende, a partir do segundo semestre, mapear todas as obras de Luiz Sacilotto, tanto as que estão em locais públicos como em ambientes privados, e criar um circuito de visitação ao acervo do artista. “Queremos, com isso, criar um eixo em que os materiais de autoria do artista estejam em evidência. Acreditamos que as escolas podem levar seus alunos para visitá-las, assim como demais interessados em conhecer o trabalho de Sacilotto”, acrescentou Tiago.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;