Esportes Titulo Desgaste 'europeu'
Cansaço é adversário da seleção
Por
04/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Dunga não tem muitas alternativas para medir forças contra o Uruguai, sábado, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. A maioria de seus jogadores sente o desgaste físico de final de temporada europeia. Por isso, o treinador do Brasil vai apostar nos contra-ataques, tendo o meia-atacante Kaká como ponto de partida, para surpreender os uruguaios.

No primeiro treino coletivo que Dunga comandou na Granja Comary, ontem, em Teresópolis (RJ), a seleção foi bem conservadora. Gilberto Silva, Felipe Melo e Elano deram prioridade à marcação. Quando roubavam a bola, eles já procuravam Kaká para abrir o contra-ataque. Kaká, então, acionava Robinho, quase um ponta-esquerda, que completava o ataque servindo Luís Fabiano.

Vez ou outra, Kaká virava o jogo para as descidas de Daniel Alves. Na lateral esquerda, Kléber não avançou além da linha divisória. Ficou lá atrás marcando.

Foram 45 minutos de treino coletivo e nenhum gol. Dunga, à beira do campo, sempre ao lado do seu auxiliar Jorginho, pouco interferiu no treinamento. Apenas observou seu time titular atuar sem imaginação e força.

Tão sem força que coube a Kaká pedir ao preparador físico Paulo Paixão para encerrar a atividade. "Professor, tá na hora", disse Kaká, que foi atendido sem cerimônia.

Do lado dos reservas, time formado com a maioria dos jogadores que atuam em clubes do Brasil, houve muita confusão com Ramires, Alexandre Pato, Nilmar, Julio Baptista e André Santos. Nada de muito animador. A preocupação geral era evitar o desgaste dos titulares, preservando os atletas de um trabalho mais forçado.

"Não temos outra alternativa. A Copa do Mundo e a Copa das Confederações sempre são disputadas entre junho e julho, quando acaba a temporada europeia. Os jogadores chegam exaustos na seleção. Aqui eles têm de descansar, fazer uma boa alimentação e treinar leve. Essas três valências norteiam o nosso trabalho", disse Jose Luís Runco, o médico da seleção brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;