Economia Titulo Em fevereiro
Cresce a confiança do consumidor alemão
29/01/2013 | 05:29
Compartilhar notícia


A confiança do consumidor da Alemanha deve se recuperar ligeiramente em fevereiro, de acordo com a pesquisa de mercado do grupo GFK. O índice de confiança do consumidor subiu ligeiramente para 5,8 pontos para o mês fevereiro, de um resultado revisado para cima de 5,7 pontos em janeiro. O índice de fevereiro superou as previsões dos economistas, que estimavam 5,7 pontos.

 

Apesar do clima econômico difícil na Alemanha durante os últimos três meses do ano passado, os consumidores estão "esperando uma retomada gradual da economia ao longo do ano", graças à "calma situação atual nos mercados financeiros", disse a GfK em um comunicado.

 

Os gastos dos consumidores ganharam importância na Alemanha como um meio de amenizar a desaceleração do crescimento das exportações. Um mercado de trabalho forte, um aumento estável de salários e a inflação modesta se combinaram para aumentar a confiança do consumidor, dizem os economistas.

 

Enquanto isso, a demanda mais fraca e as recessões em todo o sul da Europa pesaram sobre o investimento das empresas na Alemanha, fazendo com que a economia a encolher 0,5% no último trimestre de 2012, de acordo com uma estimativa do Destatis. A economia da Alemanha cresceu 0,7% em 2012, Destatis disse.

 

A desaceleração econômica não reduziu as expectativas dos consumidores alemães sobre o crescimento da renda, afirmou a GFK, ressaltando que os consumidores continuam a assumir que a sua situação de emprego permanecerá estável. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;