Internacional Titulo
Rice diz que é muito provável que os EUA reduzam tropas no Iraque
Da AFP
26/03/2006 | 17:37
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americano, Condoleezza Rice, disse neste domingo que é "muito provável" que os Estados Unidos retirem um significativo número de tropas do Iraque no próximo ano, em declarações que reafirmam as anteriores feitas por George W. Bush, presidente do país.

Rice tentou atenuar a afirmação de Bush na semana passada, quando ele afirmou que o exército americano poderia continuar no Iraque enquanto durar seu mandato, que termina em janeiro de 2009.

A secretária de Estado assegurou que o que o líder norte-americano quis dizer era que "alguns soldados poderiam continuar ali depois que o próximo presidente assumisse", mas que a necessidade de que o exército se mantivesse no lugar iria diminuindo à medida em que aumentassem as forças do exército iraquiano.

”Estas tropas iraquianas estão progredindo para substituir as forças americanas no Iraque”, disse Rice, três anos depois da invasão do país pelos Estados Unidos. "Tudo depende do que ocorrer no lugar", declarou.

”A resistência iraquiana continua enfrentando os americanos, seus ataques são eficazes e talvez possam continuar sendo por algum tempo", disse a secretária.

Atualmente, os Estados Unidos mantêm 133 mil soldados no Iraque. Os números oficiais do Pentágono falam de 2.300 soldados mortos desde o início da invasão.

A aprovação da gestão de Bush caiu para 36%, enquanto a confiança pública em sua gestão na guerra do Iraque está muito desgastada, segundo uma pesquisa publicada em meados de março.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;