Política Titulo
Auricchio vai mexer no 1º escalão
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
28/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Após fortes rumores rondarem o Palácio da Cerâmica sobre dança das cadeiras no 1º escalão de São Caetano, a confirmação sairá do prefeito, José Auricchio Júnior (PTB), em evento interno na segunda-feira. Segundo informações de bastidores, as mudanças ocorrerão nas secretarias de Mobilidade Urbana e Fundação Pró-Memória, além do anúncio do novo nome para ocupar a recém-criada Pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

O secretário de Mobilidade, Marcelo Ferreira de Souza, dará lugar a um velho político da cidade: Iliomar Darronqui (PR), que, apesar de trabalhar hoje na Prefeitura, andava sem grandes funções na administração. O aliado republicano chegou a disputar a preferência do eleitorado nas eleições municipais de 2004 ao Paço contra Auricchio, então diretor de Saúde, indicado do chefe do Executivo, Luiz Olinto Tortorello (que morreu em dezembro de 2004).

Com a nomeação, Darronqui voltaria a estreitar o trabalho técnico, já que é engenheiro e comandou diversas diretorias nas gestões de Tortorello, além de ter sido assessor especial do atual mandatário. Já Souza atua na Pasta desde 1997, mas assumiu o posto há quatro anos, na metade da primeira gestão de Auricchio. A secretaria é uma das mais criticadas no meio político devido ao forte problema de trânsito e vias de acesso, assim como enfrenta outros grandes municípios.

O historiador Clóvis Antônio Esteves deixará a presidência da Fundação Pró-Memória para a entrada de Sônia Maria Xavier, outro quadro conhecido dentro do Paço, que inclusive se sustentou por longo período na principal cadeira da instituição. Por outro lado, Esteves iniciou sua atuação como presidente da área em 2009, princípio do segundo mandato petebista, além de supervisionar o Museu Histórico Municipal.

A intenção do prefeito, de acordo com fontes do Executivo, é que as pessoas de saída do 1º escalão ainda se mantenham no governo, para não desprestigiar os ex-integrantes do secretariado e parecer algum tipo de retaliação contra eles.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por sua vez, terá seu primeiro comandante a partir de fevereiro. Lilian Cristina Fernandes ficará incumbida da responsabilidade de arquitetar projetos viáveis para adequar a cidade corretamente para atender as pessoas com mobilidade reduzida, de maneira a contribuir com a acessibilidade. Ela, que enfrentará a experiência de liderar a primeira Pasta do gênero no Grande ABC, preside a ONG (Organização Não Governamental) Movimento SuperAção e é funcionária ligada à montadora Scania.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;