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Leiloeiros tentam vencer resistências na Internet
Do Diário do Grande ABC
25/06/2000 | 17:17
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Os leiloeiros oficiais de Sao Paulo - cadastrados pela Junta Comercial do Estado - pretendem levar para a Internet a emoçao do "dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três" dos pregoes do mundo real. A idéia é utilizar o know-how adquirido nas vendas de imóveis, veículos e outros bens de empresas para suprir as principais deficiências apontadas nos leiloes on-line: a falta de confiança de compradores e vendedores na entrega dos produtos e no pagamento e a frieza do processo de vendas.

"No formato que têm hoje, os chamados leiloes on-line nao passam de classificados diferenciados", afirma o presidente do Sindicato dos Leiloeiros Oficiais, Mauro Zukerman. "Um leilao, para receber esse nome, deve ter dia, local e hora definida para acontecer, na presença do intermediador, o leiloeiro, para aquecer a disputa e garantir a transparência do processo."

No Estado de Sao Paulo ocorrem diariamente cerca de 30 leiloes oficiais. De acordo com Zukerman, a legislaçao ainda nao permite a realizaçao de leiloes oficiais exclusivamente on-line, mas nao impede que clientes acompanhem o evento pela rede, em tempo real e façam os lances via e-mail.

Para montar uma estrutura que permita, daqui a no máximo dois meses, a participaçao de internautas nos pregoes, o leiloeiro está investindo cerca R$ 300 mil na montagem de uma rede que permita a transmissao de imagens e sons para compradores cadastrados.

Embora afirme nao alimentar expectativas quanto à participaçao dos clientes no pregao virtual, Zukerman aponta o fato de seu site receber uma média de 150 mil acessos ao mês como um sinal de que haverá procura pelo serviço.

Detalhes técnicos sobre o projeto, como o meio adotado e a velocidade na transmissao de dados, sao mantidos em sigilo. "Vários leiloeiros estao desenvolvendo projetos para a Internet", justifica.

Um deles é Ronaldo Milan, que promete ser o primeiro na corrida dos leiloeiros. Em duas semanas seu site fará a transmissao dos pregoes na Internet e receberá lances por e-mail.

Além de gastar US$ 55 mil na compra de equipamentos e software, Milan alugou uma linha de transmissao de dados de 64 Kbps (quilobites por segundo) à Embratel. "Já fizemos testes com linhas comuns, mas o resultado nao foi satisfatório", afirma.

As perspectivas de aumento de vendas, em um primeiro momento, nao sao grandes. "Apenas cerca de 5% dos nossos habituais clientes estao na rede", afirma. "Mas sabemos que esse percentual irá aumentar bem rápido."

Segundo Milan, os clientes cadastrados já podem fazer lances prévios pela Internet, mas apenas 2% das ofertas de um leilao sao feitas dessa maneira. "O que ocorre é que na hora do pregao alguém cobre o lance e o cliente nunca consegue chegar ao arremate", explica. "Com a participaçao em tempo real, será possível continuar na disputa."

Parcerias - Para nao ficar de fora da disputa, há leiloeiros que buscam parcerias com empresas de tecnologia para lançar serviços on-line. A Agnello Leiloes, há apenas três anos no mercado, fechou uma parceria com o grupo Mack Serv e a Store Automaçao - que presta consultoria a grupos como Pao de Açúcar e Basf - prevendo investimentos de mais de R$ 1 milhao no desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao leilao tradicional.

"Hoje os comitentes (proprietários dos bens em disputa) têm acesso a informaçoes detalhadas sobre as mercadorias que sao colocadas à venda em nosso site", explica o diretor de Planejamento Estratégico da Agnello Leiloes, Wagner Vó. Ele explica que a idéia, num primeiro momento, é permitir que os clientes possam assistir às vendas pela Internet, para que se sintam motivadas a participar dos pregoes. "Já os comitentes terao como acompanhar a negociaçao de seus produtos sem se deslocar até o local das vendas."

Mas a partir de setembro será possível participar de leiloes de mercadorias de valor mais baixo - como computadores e eletrodomésticos - em salas de bate-papo desenvolvidas com essa finalidade, explica o diretor-presidente da Store, Wagner Tadeu. "Estamos montando um leilao virtual muito mais emocionante que os existentes hoje na rede", diz. "Nao se trata de um leilao oficial, mas as vendas serao feitas em tempo real e os lances receberao comentários do leiloeiro, para incrementar as disputas."

De acordo com dados do Sindicato dos Leiloeiros Oficiais de Sao Paulo, há cerca de 120 profissionais em atuaçao no Estado. Mais de 20 empresas de leilao possuem home-pages, onde já podem ser consultados desde o horário dos próximos pregoes até fotos dos lotes.




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