Cultura & Lazer Titulo
Maurício Manieri retorna às origens em novo CD
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
21/04/2002 | 17:40
Compartilhar notícia


Maurício Manieri poderia ter mudado completamente de vida depois de conquistar o posto de cantor popular. No entanto, optou por voltar às origens em seu terceiro CD, Apartamento 82 (Abril Music, R$ 20). Neste trabalho, o artista não só retoma o flerte com o hip hip, mas homenageia o apartamento em que morou antes do sucesso, no centro de São Bernardo.

“Passei uns oito anos nesse apartamento. Foi o lugar onde compus boa parte das músicas e também onde comecei a mudar de vida, tanto profissional quanto pessoal. Sair foi como o término de uma fase”, afirma o cantor.

Manieri compôs, no apartamento em São Bernardo, músicas como Te Quero Tanto, Minha Menina e Deixa Rolar (presente neste CD). E diz ter vivido ótimos momentos lá: “Vi meu Palmeiras ser campeão na Libertadores! Foi lindo! (risos)”.

O local, contudo, nada tem a ver com a locação kitsch onde foram registradas as imagens da capa do CD. “Essas fotografias foram feitas em um hotel antigo de São Paulo, que não se parece em nada com o apartamento onde morei”, diz.

Apegado à região, Manieri diz que está morando em outra cidade do Grande ABC. E costuma passear bastante pelos arredores de sua nova casa. “O reconhecimento profissional não mudou muito minha vida. Nunca deixei de jogar futebol com os amigos nem de ir ao supermercado, porque eu mesmo gosto de fazer as compras”, afirma.

É na região que está outra aposta sua: o amigo Fabrício Miguel, que aparece em várias faixas do disco, assinando composições em parceria. “Ele é cantor, compositor, arranjador, tudo. E mora em São Bernardo”, diz. Junto com seu irmão, Marcelo, Maurício quer produzir Fabrício na nova produtora dos Manieri, ainda sem nome.

No mais, o plano do cantor é fazer shows. “Espero que esse disco seja um sucesso popular. Meu público é a massa e quero que ela escute um uma coisa diferente”.

Maturação – A intenção de fazer “sucessos populares” é evidente logo no início de Apartamento 82. Meio dançante e muito romântico, o CD traz um Maurício Manieri que valoriza a rouquidão como nunca, resultado da “maturação” de sua voz ao longo de três anos e meio de palco. Mas soa mesmo forçado e até enjoativo.

No balaio das melosas, tem Se Quer Saber, composta por ele na época em que rompeu o relacionamento com a atual namorada, e até uma versão piano e voz de Falando Sério, de Roberto Carlos.

A porção dançante do CD conta com a participação do grupo de rap Camorra. Aí o cantor revela seu lado “mano”, que parece um resgate da época em que trabalhava ao lado de Thaíde e DJ Hum, no início de carreira. Apartamento 82 é a prova de fogo para o artista – já que, por enquanto, só emplacou com as músicas do disco de estréia, A Noite Inteira. Agora é esperar para ver.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;