Política Titulo Santo André
PV admite abalo com PSDB e reavalia candidatura própria

Indicação de Zacarias a vice tensionou relação, mas repactuação com Paulinho não é descartada

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
03/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O PV de Santo André reconheceu estremecimento na relação com o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e pré-candidato ao Paço Paulinho Serra (PSDB) e agora cogita lançar nome próprio em outubro. Em reunião ontem da executiva, o partido abriu proposta ao vereador Donizeti Pereira. O tucano selou aliança com o PTB na sexta-feira, cedendo a vaga de número dois ao parlamentar petebista Luiz Zacarias – posto até então estava nas mãos dos verdes, o que gerou a insatisfação.

No encontro, o PV sinalizou a possível mudança de caminho na cidade. “Fizemos convite para o Donizeti ser candidato a prefeito e ele ficou de avaliar a proposta. Estamos reconsiderando o cenário, repensando os rumos para a eleição”, afirmou Eric Lamarca, presidente municipal da legenda.

O acordo entre PSDB e PV havia sido firmado em outubro, quando colocou-se a perspectiva de os verdes comporem a chapa majoritária, mesmo sem imposição de vice. “Apesar disso (de não ter sido exigência), acabou se consolidando como realidade de compor a chapa, o que atendia também diretriz da nacional”, relatou Eric, referindo-se à deliberação da sigla em indicar nome a prefeito ou vice em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Apesar do desconforto, Eric sustentou que não houve rompimento político com o tucano, descartando migrar para outra coligação. “Assim como namoro, demos tempo para repensar a relação. Não rompemos com o Paulinho, não houve briga, mas com essa situação surgiu novamente a ideia de ter candidatura própria”, disse, deixando a entender, na sequência, que existem só duas alternativas. “Se for para compor, o PV repactua com o Paulinho.”

Questionado sobre a chance de aceitar o convite, Donizeti falou que é preciso refletir em relação ao caso. “A executiva me pegou um pouco de surpresa e eu disse que não dá para responder assim, no ato. Falei que não é coisa simples, é algo que precisa ser avaliado, embora já estivesse preparado para ir para a rua fazer campanha como vice”, frisou. Nos bastidores, também especulava-se o ingresso do parlamentar Roberto Rautenberg (PTB) no PV com o objetivo de ele ser o postulante ao Paço. O presidente da executiva verde, no entanto, negou essa possibilidade. “Houve apenas conversa na eleição para deputado (em 2014), embora não fechamos portas”.

Paulinho ponderou sobre o episódio e mostrou-se confiante a manter composição com o PV no arco de alianças. Para o pré-candidato à Prefeitura, a postura da executiva “é legítima”. “Eles estão colocando uma alternativa. Não houve, de fato, rompimento. Pelo contrário. Continuamos diálogo. Muitas pessoas sérias no PV ainda acreditam no projeto, analisado em conjunto para a cidade.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;