Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Tarefa para seu fim de ano
Por Cíntia Bortotto
28/12/2015 | 07:04
Compartilhar notícia


Aqui vai meu desafio para o seu fim de ano: invista em você. Ninguém tem dúvidas de que passar um tempo com a família, relaxar e tirar férias seja fundamental para que você esteja em equilíbrio. Mas lembro também que é importante aproveitar seu tempo livre para seu desenvolvimento.

A principal vantagem do autodesenvolvimento é que você não depende de uma instituição, seja a empresa em que trabalha ou outra, para continuar o seu processo de desenvolvimento. Outro ponto positivo é que, quando você toma a frente de seu aprendizado, passa a estar preparado antes para as oportunidades que aparecem. É você quem escolhe exatamente no que quer investir, não tendo necessariamente de ter relação com o que você faz hoje ou o que a empresa entende que você terá de fazer amanhã.

Diversas habilidades podem ser desenvolvidas num processo como este, dependendo da área de atuação do profissional, é claro. No caso dos profissionais de vendas, por exemplo, é necessário ter boa comunicação, capacidade analítica para articular um argumentário de vendas, boa capacidade de relacionamento e boa capacidade de escuta, estas últimas para ouvir e se relacionar com os clientes.

Para desenvolver este tipo de competência, é importante conhecer muito bem o produto que será vendido, ter sensibilidade e isso pode ser desenvolvido acompanhando pessoas muito boas em vendas com esta capacidade. Elas podem contar como percebem as nuances dos clientes, o que ajuda quem está aprendendo a aguçar a percepção.

Já na área industrial, é importante ter uma boa habilidade com números, boa capacidade de raciocínio analítico e muita lógica. É uma área em que é importante fomentar a inovação, pois um simples ajuste em uma máquina ou um processo pode representar milhões.

É necessário também demonstrar liderança, pois se trabalha com muita gente e é importante saber direcionar, motivar, enfim, gerir pessoas. Para aprender tudo isso, é importante escolher uma formação em exatas, pois ajuda com a lógica e raciocínio analítico, além de cursos online e leituras sobre liderança.

Há vários caminhos para seu autodesenvolvimento, desde treinamentos, workshops até leituras de artigos e jornais. Algumas ferramentas, indico especialmente para este período:

– Leituras: leia sempre e cada vez mais; livros, artigos, jornais são fontes repletas de conhecimento e lhe ajudam a refletir sobre suas próprias ações.

– Benchmarking: Aproveite sempre que possível para saber o que os outros estão fazendo. Isso sempre o favorece a inovar, sugerir e fazer a crítica saudável.

Investir em você é sempre algo que com certeza renderá bons frutos. E o autodesenvolvimento lhe confere independência e chances de voar cada vez mais alto.

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;