Setecidades Titulo Diadema
Escolas funcionarão em horário integral
Por Vanessa Fajardo
26/09/2009 | 07:20
Compartilhar notícia


A partir de segunda-feira, dez escolas da rede municipal de Diadema, na região do Eldorado e Inamar, funcionam em período integral. A previsão é de que pelo menos 2.400 crianças de 6 e 7 anos sejam atendidas no contraturno escolar. As atividades são facultativas e os que aderirem ao programa terão carga horária de sete horas, sendo quatro de educação regular.

Centros culturais, parques, complexos esportivos e outros espaços públicos e comunitários serão utilizados pelos colégios para aplicação das atividades. Os alunos terão opções divididas em três macrocampos: meio ambiente, cultura e artes, além de esportes e lazer.

A dona de casa Fernanda Souza Silva, 28 anos, mãe de João Vitor, 6, disse que com o programa, o garoto poderá aproveitar melhor as manhãs, antes de ir para a escola. "Faltam aulas diferenciadas e mais oportunidades para as crianças. Ao invés de ficar dentro de casa ou nas ruas, elas precisam de opções que melhorem o ensino."

INTEGRAÇÃO
Ontem, no lançamento do programa em Diadema, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a fórmula de integrar escolas e locais públicos pode render bons resultados. "Cansei de ouvir escolas dizerem que não têm equipamentos para a educação integral e adiam a decisão de manter as crianças nas escolas. As cidades têm espaço. A sugestão é de que façam as reformas, se necessárias, que o MEC (Ministério da Educação) repassa os recursos."

O programa em vigor em Diadema é uma versão municipal da iniciativa federal Mais Educação, criada em 2007. Atualmente cerca de 5.000 escolas já foram contempladas. Elas recebem, via Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação), R$ 200 por ano por aluno para custear as atividades. As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de São Caetano funcionam em período integral desde 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;