Esportes Titulo Basquete
Brasil abre luta por vaga no Mundial
Das Agências
23/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com dois títulos no histórico (1997 e 2001), a Seleção Brasileira feminina de basquete estreia hoje, às 20h, contra Porto Rico na Copa América e os três medalhistas garantem vaga no Campeonato Mundial de 2010. O evento, realizado em Cuiabá (MT), é o primeiro passo rumo aos Jogos Olímpicos de Londres/2012.

"Temos de começar em ritmo forte. É uma competição curta e não podemos vacilar", lembra a ala Micaela. "A ansiedade da estreia existe, mas já somos maduras para trabalhar isso de forma positiva."

Para atingir o objetivo, o técnico Paulo Bassul recorreu à experiência de atletas oficialmente aposentadas da seleção. Caso da armadora Helen e da pivô Alessandra.

"O grupo está fechado neste objetivo e é para isso que estamos aqui e treinamos por tanto tempo: para subir no degrau mais alto do pódio", avisa a Helen, que havia se desligado do time nacional após o Mundial de 2006.

A classificação ao Mundial é fundamental para apagar a má impressão deixada pela campanha nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, quando o Brasil ficou em 11º lugar com apenas uma vitória.

O país que já foi campeão Mundial (Melbourne/1994) e possui duas medalhas olímpicas (prata, em Atlanta/1996, e bronze, em Sydney/2000) reagiu ao sinal de alerta. Mas, para Alessandra, não pode deixar de trabalhar a questão a longo prazo.

"Temos de trabalhar na base, começar com aquele que recruta as crianças, que ensina os movimentos. Tem de fazer como fez o vôlei", completa.

O Brasil está no grupo A, que também tem Canadá e República Dominicana. No Grupo B estão Argentina, Chile, Cuba e Venezuela. Na primeira fase as equipes jogam entre si dentro de cada grupo e os dois primeiros colocados disputam a semifinal em cruzamento olímpico.

Santo André busca quinto triunfo seguido no Paulista

Sexta colocada no Campeonato Paulista masculino de basquete, a APABA/Santo André está em boa fase. A equipe do técnico Pizza soma quatro vitórias consecutivas e segue motivada para o jogo de hoje, às 20h, contra o Palmeiras/Lupo/Araraquara, no ginásio Celso Daniel.

O último triunfo da equipe andreense, que ocupa a sexta posição no Estadual, foi atuando fora de casa contra a Liga Sorocabana. O Araraquara também vem de vitória, mas está três posições abaixo na tabela.

Quem abre a rodada é a Metodista/São Bernardo, às 19h, recebendo o Amigão/Andorinha/AMEA/Assis, no ginásio Baetão. Terceira colocada na classificação, a equipe do técnico Sidney Coppini foi vencida pelo líder São José/Unimed/Vinac na rodada anterior e luta pela recuperação.

"Treinamos para manter nossa invencibilidade em casa", disse o ala/armador Tiago Veiga. No complemento da rodada, às 20h, o São José recebe o Vivo/Franca. (Do Diário do Grande ABC)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;