Cultura & Lazer Titulo Mostra
Jovem Guarda ganha a telona
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
08/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os embalos das juvenis tardes de domingo da década de 1960 ganham tributo cinematográfico com a mostra Em Ritmo de Aventura: o Cinema da Jovem Guarda, que começa amanhã e permanece até domingo, na Sala Itaú Cultural, em São Paulo. A entrada é franca.

São oito produções protagonizadas por grandes nomes do movimento que traduziu para o português a cartilha do rock romântico e dançante que dominou as paradas de sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra naquele período. Amanhã, às 20h, ocorre debate sobre o contexto político e cultural da época.

Participam da discussão o curador do evento, Eduardo Morettin, o professor de História Marcos Napolitano e a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, Zuleika Bueno.

O ‘REI' - Dirigido por Roberto Farias, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968) será exibido na quinta-feira, também às 20h. Entre um número musical e outro, o Rei interpreta a si mesmo, é perseguido por sequestradores internacionais e até embarca em foguete da Nasa.

Na sexta, no mesmo horário, serão exibidos o curta-metragem Esta Rua Tão Augusta (1968), de Carlos Reichenbach, que documenta a efervescência do local que inspirou hit da Jovem Guarda, e A Opinião Pública (1966), de Arnaldo Jabor, retrato da juventude carioca da época.

No sábado, será a vez de duas obras do cineasta Aurélio Teixeira: Na Onda do Iê-Iê-Iê (1965), às 16h, que traz Sílvio César no papel principal, e Juventude e Ternura (1968), às 18h, com Wanderléa. A exibição do filme Jerry, a Grande Parada (1967), em que Carlos Alberto de Barros dirigiu o cantor Jerry Adriani, encerra as atividades desse dia.

Os destaques de domingo são O Puritano da Rua Augusta (1966), clássico de Mazzaropi, e Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1970), outra produção de Roberto Farias.

Em Ritmo de Aventura: o Cinema da Jovem Guarda - Amanhã, quinta e sexta, às 20h. Sábado e domingo, a partir das 16h. Na Sala Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, São Paulo. Tel.: 2168-1776. Grátis (ingressos distribuídos com meia hora de antecedência).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;