Setecidades Titulo Reforma
Burocracia atrasa obras em estações

CPTM ainda não recebeu recurso da Caixa Econômica Federal para reformas na Linha 10

Por Fabio Munhoz
do Diário do Grande ABC
20/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Prometidas para serem iniciadas em março e posteriormente adiadas para este mês, as obras para reconstrução das estações da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ainda não têm data para começar. Impasse burocrático entre a empresa e a Caixa Econômica Federal atrasa a assinatura dos contratos.

O recurso utilizado nas intervenções será transferido pelo governo federal, por meio do OGU (Orçamento Geral da União). A primeira parte das obras irá custar R$ 482 milhões, valor que será utilizado nas estações Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba (em Mauá), Prefeito Saladino e Utinga (ambas em Santo André) e Ipiranga (na Capital).

Segundo a CPTM, a portaria para a liberação do montante foi assinada no fim de junho. “Entretanto, os termos de compromisso que impactam na transferência de recursos ainda não foram assinados. Assim, a publicação dos editais foi revista para este semestre”, afirma a empresa, em nota. A Caixa informa apenas que “a operação ainda está em fase de análise para contratação” e que os repasses serão feitos de acordo com o andamento das obras. A CPTM também não dá detalhes, mas diz que os problemas estão na apresentação de documentos e certidões necessárias.

O lançamento das licitações só pode ser feito após a garantia da liberação do recurso. Depois da contratação da empreiteira, o cronograma prevê que as obras durem entre 12 e 15 meses. Ou seja, considerando os trâmites burocráticos do processo licitatório, as reformas devem ser concluídas apenas no primeiro semestre de 2016.

Como as intervenções são significativas, a CPTM as classifica como reconstruções. Algumas delas, inclusive, terão de ser realocadas. É o caso das paradas de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, que são tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Por serem consideradas patrimônios, as estruturas têm diversas restrições, o que dificultaria os trabalhos. As novas plataformas ficarão a poucos metros das atuais, sem mudanças significativas para os usuários.

Conforme a CPTM, as estações terão plataformas cobertas, escadas rolantes e acessibilidade para deficientes físicos, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas, além de sanitários adaptados.

Todas as estações da Linha 10 receberão intervenções. A única que já passou pelo processo de reconstrução foi a Tamanduateí, na Capital. A reforma foi concluída em 2010, quando a parada passou a atender também à Linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) do Metrô. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;