Economia Titulo Solicitação
Metalúrgicos pedem a Berzoini apoio para
rastreabilidade de peças

Texto do decreto, que ajuda a preservar empregos, está na Casa Civil

Por Soraia Abreu Pedrozo
12/07/2014 | 07:08
Compartilhar notícia


Buscar apoio para acelerar a entrada em vigor de decreto de rastreabilidade das autopeças, que criará sistema de controle e aferição para identificar quais componentes dos veículos são, de fato, fabricados no Brasil. Esse foi um dos temas da reunião ocorrida ontem entre o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.

O decreto, que hoje está parado na Casa Civil, é considerado fundamental para preservar empregos no setor, destacou Marques. Isso porque complementa o programa Inovar-Auto, que estabelece redução de 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para montadoras que cumpram etapas de produção no Brasil e adquiram peças nacionais, em vez de importar os produtos.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que as indústrias do Grande ABC fecharam 6.351 postos neste ano. Além disso, o dirigente assinala que há 2.300 pessoas em lay-off (suspensão temporária dos contratos) na região.

Segundo o sindicalista, há empresas do ramo que foram procuradas para cotações de encomendas por fabricantes de sistemas automotivos, mas estas últimas ainda aguardam que a legislação saia para fechar os contratos. “Não podemos perder o parque industrial de autopeças”, disse.

Marques também pediu o apoio do ministro para que saia do papel projeto de sistema de proteção ao emprego. O plano é inspirado em modelo alemão de flexibilização da legislação trabalhista, para permitir que, em momentos de crise, seja possível a redução da jornada, com a diminuição do valor pago pelas empresas aos funcionários, mas com a complementação dos salários por meio de verba do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;