Cultura & Lazer Titulo Teatro
Nas ondas do destino
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
10/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Ao sabor do grande senhor dos seus destinos, os personagens de Salema - Sussurros dos Afogados, que a Formação 13 da Escola Livre de Teatro de Santo André estreia hoje, vivem os amores e as mortes que as marés trazem.

Inspirados por Capataz de Salema, do pernambucano Joaquim Cardozo, o grupo dirigido por Luciana Lyra transcende a história apoiado por releitura mítica dos personagens e casos do texto original. Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, e Electra Enlutada, de Eugene O'Neill, permeiam a criação, cuja base foi solidificada durante vivência da equipe em ilha de pescadores do litoral paulista.

"Ficamos lá por cinco dias nos alimentando e vivendo daquela realidade. O imaginário foi absorvido da vida real", conta Luciana, responsável também pela encenação e dramaturgia. A direção de atores é assinada pelo mestre Alexandre Tenório.

Luzia, o capataz João e a velha Sinhá Ricarda estão no centro da história. Miseráveis, as mulheres vivem do que o mar lhes oferece. João, encarregado dos pescadores, deseja casar com Luzia e dar-lhe uma boa vida. Ele chega com uma pulsão destrutiva de energia masculina. Elas, ao contrário. Enquanto Luzia vê o desabrochar de sua porção feminina, a velha, sábia como ninguém, entende da porção de resiliência que cabe bem mais às mulheres.

O resto do principal é o mar, personagem soberano do enredo, que ao mesmo tempo em que abre caminho, mantém a vida de todos, pode esfacelar seus sonhos.

"A peça inteira é ondular, de momentos de alto e baixo, encantamento e enfrentamento, do encontro entre o masculino e o feminino, do opressor e do oprimido. Às vezes os personagens se aproximam, se encantam, e então vem uma onda e lhes diz não", conta a diretora, que também revela que o mar surge como o lugar do inconsciente, que manipula forças de vida e de morte e é revelação constante da transitoriedade do destino humano.

A trilha sonora, com base percussiva coordenada por Alan Gonçalves, é interpretada ao vivo. Temas autorais se revezam com uma composição de Gilberto Gil.

Salema - Sussurros dos Afogados - Teatro. Na Escola Livre de Teatro - Praça Rui Barbosa, 12, Santo André. Tel.: 4996-2164. Sáb. e dom., às 20h. Grátis. Até dia 16 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;