Esportes Titulo Grupo B
Espanha busca sobrevivência na Copa

Após sofrerem goleada histórica da Holanda
na estreia, espanhóis precisam agora da vitória

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
18/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Após o desastroso placar de 5 a 1 contra Holanda, na sexta-feira, a Espanha tem obrigação de vencer o Chile hoje, às 16h, no Maracanã, para manter as esperanças de passar para as oitavas de final do Mundial. A necessidade é maior porque os sul-americanos venceram a Austrália na primeira rodada por 3 a 1 e somam dois gols de saldo – os espanhóis têm menos quatro.

No entanto, a Espanha contabiliza vantagem histórica sobre o Chile. Em dez jogos entre as seleções, os europeus venceram oito e empataram duas vezes, sem nenhuma vitória sul-americana. Confiando no tabu, a Espanha do técnico Vicente Del Bosque encara a partida como uma final de campeonato.

“Temos grande responsabilidade, mas é a oportunidade de seguir adiante. Nessa situação complicada, esperamos boa resposta”, avaliou o treinador, que pode fazer até três alterações na Fúria. Nem mesmo os medalhões Xavi, Xabi Alonso e Piqué estão a salvo das substituições. As mudanças podem respingar em Diego Costa que, assim como o resto da equipe, não foi bem no último confronto.

Uma das apostas é a entrada do atacante Pedro, do Barcelona, na vaga de um meia para dar mais velocidade ao ataque espanhol, presa fácil para a defesa holandesa.

Se de um lado Del Bosque pode mexer para tornar a Espanha mais ofensiva, do outro, Jorge Sampaoli deve fazer alterações para deixar o Chile mais recuado do que na vitória contra a Austrália. É provável que entrem três zagueiros, com a inclusão de Francisco Silva ao lado de Medel e Jara.

Com isso, Vidal – que se recupera de lesão no joelho esquerdo – pode perder vaga para Silva, mesmo demonstrando otimismo e sendo o queridinho da torcida. O palmeirense Valdivia também corre riscos.

‘Temos de vencer de qualquer jeito’, reforça meia Iniesta

Conhecida pelo futebol bonito, a seleção espanhola não faz mais questão de vencer jogando bem contra o Chile. O que importa agora é somar três pontos para continuar sonhando com as oitavas de final – algo que ficaria extremamente complicado no caso de um empate ou derrota.

“A primeira coisa que a gente precisa é vencer. Temos de ganhar do jeito que for. Vamos ter outras chances de jogar bom futebol”, opinou o meia Iniesta, que encara o duelo como um ‘tudo ou nada.’

“Vamos disputar o jogo como se fosse a final. Daremos nosso melhor para derrotar o Chile. O único objetivo que temos em mente é vencer e chegar à terceira partida com possibilidade de passar para a próxima fase”, afirmou o jogador do Barcelona.

Técnico chileno diz que equipe não vai mudar estilo de jogo

Apesar de, provavelmente, montar a seleção do Chile com três zagueiros diante da Espanha, o técnico Jorge Sampaoli negou que a equipe vá mudar seu estilo de jogar.

“Estamos muito interessados na posse de bola. Espero que um dia consigamos ter a posse como a Espanha. Vamos tentar jogar com a bola e não tanto sem ela. De outra forma, perderíamos nossas características principais”, avaliou.

Para o treinador, o jogo é decisivo – isso porque uma vitória chilena pode significar a classificação e a eliminação da Espanha. “Se os eliminarmos, será muito positivo para nós. Estamos motivados. Claro que para a Espanha é como se fosse uma final, mas para nós também, porque podemos nos classificar”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;