D+ Titulo Expectativa
A Culpa é do Amor

Adaptação do fenômeno literário escrito por John Green, A Culpa é das Estrelas estreia quinta (5) nos cinemas

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
01/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Prepare-se para as fortes emoções de A Culpa é das Estrelas, que chega quinta (5) aos cinemas. Muito esperada pelos fãs, a adaptação do livro homônimo de John Green conta a história de Hazel Grace (Shailene Woodley, de Divergente), uma adolescente com câncer terminal.

Na trama, a garota conhece o carismático e charmoso Augustus Waters (Ansel Elgort), que teve osteosarcoma (câncer nos ossos). Eles se aproximam com a ajuda de seus livros preferidos. Apaixonado, Gus (apelido de Augustus) faz de tudo para realizar o sonho de Hazel: conhecer o autor Peter Van Houten. No entanto, complicações e dilemas da protagonista dificultam o namoro e a viagem que tanto desejam fazer.

Assim como na literatura, a história cativa, diverte e emociona. Talvez pela participação de John Green na produção, o roteiro é fiel ao livro e falas importantes estão idênticas às do original.

Mas por se tratar de adaptação, é claro que há algumas diferenças. Personagens, como a melhor amiga de Hazel, não aparecem no longa. Também não fica evidente a fragilidade do pai da garota. Deixaram de fora ainda cenas que demonstram como o câncer debilita o paciente.

Alguns detalhes aparecem de modo discreto. Quem leu o livro e é fã percebe, por exemplo, a paixão de Hazel pelo reality America’s Next Top Model, e que ela tem defeitos como qualquer pessoa. Já a parte romântica lembra os dramas baseados nas obras de Nicholas Sparks. Por aí dá para ter ideia de quantos lenços serão necessários para conter as lágrimas.

O filme tem a participação de Willem Dafoe, que dá vida ao bizarro escritor Peter Van Houten. Apesar de o ator ter características físicas diferentes do personagem do livro, sua experiência fala mais alto com a ótima interpretação.

Ana Carolina Oliveira, 17 anos, de Santo André, está ansiosa para conferir o longa. “A história é linda, nos faz refletir sobre a vida. Se o filme for igual ao livro, vai causar fortes emoções.”

A trama traz os elementos necessários para um superdrama teen, com direito a suspiros e mocinho com ar de príncipe encantado.


Esther Earl foi inspiração

Para escrever A Culpa é das Estrelas, John Green se inspirou na vida da amiga Esther Earl, que morreu de câncer aos 16 anos, em 2010. Assim como em Hazel, a doença começou na tireoide e afetou os pulmões. Em homenagem à garota, o autor fez a introdução do livro A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar (Editora Intrínseca, 448 págs., R$ 39,90). Publicado neste ano pelos pais de Esther, tem citações de seu diário pessoal, fotos e relatos de familiares e amigos.

Na introdução, John Green afirma que a trama que criou não é sobre a amiga. “Esther inspirou a história no sentido de que minha raiva, depois de sua morte, me levou a escrever o tempo todo.”

Antes de conhecê-lo, a adolescente já era fã do autor e dos vídeos que ele fazia com o irmão no canal Vlogbrothers, no YouTube. Em uma convenção sobre Harry Potter, se encontraram e ficaram próximos. “Ela me faz lembrar que uma vida curta também pode ser boa e rica, que é possível viver com depressão sem ser consumido por ela e que o sentido da vida está na união, na família e nas amizades (...).”


Na trama...

HAZEL GRACE – Aos 13 anos descobriu câncer na tireoide, que evoluiu para uma metástase no pulmão. Anda sempre com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar. Ama ler e assistir a séries.

AUGUSTUS WATERS – Melhor amigo de Isaac, teve osteosarcoma (câncer nos ossos) e precisou amputar a perna direita; usa uma prótese no lugar. Era ótimo jogador de basquete e adora videogame.

ISAAC – Levou Gus ao Grupo de Apoio, no qual o amigo conheceu Hazel. Teve câncer nos olhos e perdeu a visão. A namorada, que jurava amor eterno, terminou com ele. Contou com a ajuda de Hazel e Augustus para superar a dor.

MRS. LANCASTER – Mãe de Hazel, usa todo o tempo que tem para cuidar da filha desde que descobriram a doença. Quer ajudá-la a sair da depressão. Por isso, a incentiva a fazer novas amizades e se aproximar de Augustus.

PETER VAN HOUTEN - Autor do livro preferido de Hazel, Uma Aflição Imperial, que não possui fim. O sonho da garota é conhecê-lo para perguntar o que acontece com os personagens ao final da história.


Adolescentes e o câncer na ficção

A GAROTA DAS NOVE PERUCAS (2013) – Com a quimioterapia, Sophie raspa o cabelo e usa perucas para enfrentar a doença de modo divertido. Inspirado em livro.

INQUIETOS (2011) – O jovem Enoch Brae, que enfrenta problemas desde a morte dos pais, vive romance com Annabel, garota com câncer que tem três meses de vida.

UM AMOR PARA RECORDAR (2002) – Baseado no livro de Nicholas Sparks, narra o romance do rebelde Landon com Jamie, que tem leucemia.

UMA PROVA DE AMOR (2009) – Kate tem leucemia e sofre de insuficiência renal. A mãe, capaz de tudo pela filha, pede à caçula Anna que doe um de seus rins.

AGORA E PARA SEMPRE (2012) – Dakota Fanning dá vida a Tessa, que tem leucemia e cria lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer, como achar um grande amor.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;