Memória Titulo
Nosso almanaque terá os finais 2 e 7 no ano que se avizinha

Ao longo do ano, Memória preocupou-se em destacar os principais fatos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


E 2011 se finda. Ao longo do ano, Memória preocupou-se em destacar os principais fatos históricos com datas redondas, o que significou a publicação de efemérides ocorridas em anos com os finais 1 e 6. 

Alguns exemplos: o centenário do nascimento do médico e historiador andreense Octaviano Armando Gaiarsa, que é de 1911; a célebre Passeata do Silêncio, que os estudantes de São Caetano realizaram, com sucesso, em 1961, contra o aumento excessivo de subsídios dos vereadores locais; a oficialização do bairro Casa Branca, em Santo André, em 1926.

Amanhã viramos mais uma página da história. Chega 2012. E a nossa seção de acontecimentos históricos relativos ao Grande ABC destacará fatos em anos com os finais 2 e 7. Há bons exemplos:

- O bicentenário da Paróquia da Boa Viagem, em outubro (1812 - 2012).

- Os 135 anos da criação dos Núcleos Coloniais de São Bernardo e São Caetano: 1877 - 2012.

- Os 80 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo e seus reflexos no Grande ABC: 1932 - 2012.

- O Jubileu de Prata desta página Memória: 1987 - 2012.

Assim segue a vida. Claro, mais uma vez precisaremos do apoio dos parceiros que são vocês, leitores. Entrem em contato. E contem com as bênçãos do Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro reconhecido pela Igreja, numa surpresa que reservamos para amanhã, domingo, dia 1º. Não percam.

FONTOURA

A grande fábrica farmacêutica Fontoura White marcou época na Via Anchieta, em São Bernardo. E deixou marcas publicitárias muito úteis em seu tempo, em forma de almanaque. Pena que já não se fazem almanaques como antigamente.

NEWS SELLER
Domingo, 31 de dezembro de 1962

Destaque - Da Campanha do Silêncio do NEWS SELLER, começa a atuar a comissão: Eduardo Wentzcovith (representante da Prefeitura), Dr. Victor Mayerá (Rotary), José Saranz (Lions), Fausto Polesi (NS) e Lazaro Tau (Rádio ABC).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 31 de dezembro de 1981

Manchete - Figueiredo (presidente da República) à Nação: otimismo e confiança para 1982.
Editorial - De pacote em pacote, o ano chega ao fim.
Santo André - Barricadas interditam Viaduto Castelo Branco. Equipamento parado há cinco meses. Viaduto exige obras de recuperação.
São Bernardo - Começa 5ª mostra de cinema no Anfiteatro Cacilda Becker.
Polícia - Líder da fuga na Penitenciária de São Paulo chefiava quadrilha no Grande ABC.

NAS ONDAS DO RÁDIO

TRIANON AM (740) - UNIVERSAL AM DE SANTOS (810). Quinta Avenida. Tributo a Glenn Miller à frente de sua banda militar - The Army Air Force Band - em gravações dos anos 1940. Também presentes os cantores Bobby Caldwell e Fran Warren. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h. Na internet: www.trianonam.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

FESTA NO GUARARÁ 

Passe o último dia do ano no bairro Guarará, em Santo André. A partir das 10h deste sábado, muita festa na praça Guarará City, com jogos e brincadeiras para todas as idades. Nos arredores de Santo André, a poucos metros de São Bernardo, uma festa que vai se transformando em tradição. A iniciativa é da Associação Parceiro do Esporte Guarará City.

SANTOS DO DIA

Catarina Labouré, Donata, Melânia e Silvestre I.
Santa Catarina Labouré (França, Borgonha, 1806 - Paris 1876). Religiosa vicentina. Em junho de 1830 teve um ciclo de cinco aparições da Imaculada da medalha milagrosa.

FONTES: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.

EM 31 DE DEZEMBRO DE...

1936 - Aposenta-se o servidor público José Mariano Garcia Júnior, de São Caetano, antigo funcionário da Prefeitura de São Bernardo.

1961 - Os Componentes da Alvorada, conjunto regional do Bairro Assunção, em São Bernardo, iniciam a sua última caminhada, apresentando-se em exatas 146 casas, até às 16h30 do dia 1º de janeiro de 1962.

HOJE
Dia das Devoluções e dia da Esperança.

A CAMINHO DOS REIS
O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em qual delas foi montado o presépio da foto? Memória revela amanhã.

RESPOSTA DE ONTEM
Ontem publicamos a foto do presépio da igreja Nossa Senhora do Bom Parto, localizada na Vila Lucinda, em Santo André. Autora: Ana Carolina Froes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;