Cultura & Lazer Titulo Teatro
História de amor,
coragem e entrega

Christine Jorgensen, primeira transexual a chamar atenção pela mudança de sexo, vira tema de peça

Por Daniele Urbano
31/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Estreia hoje, em São Paulo, a peça 'Quando Eu Não Esperava Por Você', dirigida por Celso Correia Lopes. O projeto faz parte da programação do Mês do Orgulho LGBT.

A Cia Chicaboomchic encena, junto com a Cia Temt, em duas apresentações, a história de Christine Jorgensen, a primeira transexual norte-americana a assumir publicamente sua mudança de sexo. A montagem se passa em fevereiro de 1966, mês em que Christine esteve na Universidade de Harvard, convidada a fazer palestra sobre sua vida. Neste período, ela conheceu Fred, vivido por Felipe Scalzaretto, um jovem sonhador com o qual teve uma relação amorosa.

Christine era, antes de tudo, George William Jorgensen Jr., um norte-americano nascido no Bronx. Após curta experiência como soldado, o garoto viajou para a Dinamarca, onde iniciou um tratamento para virar mulher, tomando hormônios femininos. Há 60 anos, após seu corpo ter adquirido novos contornos, foi operado, tornando-se a primeira bem-sucedida cirurgia de mudança de sexo do mundo.

Assim que voltou para os Estados Unidos, adotou o nome feminino e despertou a curiosidade da mídia, não tardando a se tornar estrela de Hollywood. Christine morreu de câncer em 1989, aos 62 anos.

Para interpretar o papel da transexual, o ator e também escritor da peça, o são-caetanense George Vilches, estuda o assunto desde julho de 2011. “No começo foi muito complicada a decisão de levar em frente a ideia da peça, eu me sentia muito responsável em escrever sobre a história e interpretar uma figura pública, mesmo ela não sendo muito conhecida no Brasil”, declara Vilches. Além da pressão do roteiro, Vilches teve que encarar o desafio de dar vida a um personagem feminino. “Christine sempre se sentia mulher de fato, uma mulher comum. Era na sua simplicidade e nos detalhes do seu estereótipo que se notava a sua feminilidade”, completa.

Quando George tomou a decisão de dar continuidade ao projeto, a preocupação foi em que lugar a peça se encaixaria dentro da sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis). “Todas as pessoas da produção trabalham em outras companhias, mas nunca participaram de algo relacionado a esse tema. Foi quando eu percebi uma enorme carência dentro do teatro quando a temática são os travestis”, declara o ator, se referindo às inúmeras peças já apresentadas sobre relações homoafetivas.

Para atingir o público brasileiro a companhia optou por não se basear fielmente à biografia de Christine, mas romantizar a sua vida. “O objetivo foi transformar tudo em uma história de amor, independentemente do gênero e do público. No palco, retratamos duas pessoas que se amam e que, por acreditarem no amor, lutam por ele”, detalha Vilches.

Quando Eu Não Esperava Por Você – Teatro. Hoje e amanhã, às 20h. Na Galeria Olido – Avenida São João, 473. São Paulo. Tel.: 3331-8399. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;