Economia Titulo
Austria ameaça paralisar UE devido às sançoes
Por Do Diário do Grande ABC
19/06/2000 | 12:17
Compartilhar notícia


A Austria ameaçou paralisar a construçao política da Uniao Européia caso nao fossem levantadas as sançoes adotadas pelos outros 14 membros do bloco econômico contra a presença do Partido da Liberdade, de extrema-direita, no governo de Viena.

"Nao é uma chantagem. Mas em breve teremos decisoes muito importantes da Conferência Intergovernamental e nao poderemos adotar essas decisoes sem ter a confiança nos nossos parceiros" afirmou a ministra das Relaçoes Exteriores da Austria, Benita Ferrero-Waldner.

A conferência vai definir as novas regras de funcionamento da Uniao Européia, válidas para quando o bloco nao for apenas de 15 países, mas de 29. Em vez de decisoes por consenso, deverá haver votos por maioria. Em vez de um membro da Comissao Européia por países, poderá haver países sem representantes. Todos os países reconhecem que o atual modelo pode paralisar a Uniao Européia.

Respondendo à pergunta sobre se havia sinais de que as sançoes seriam retiradas, Benita afirmou: "Há sinais para todos os lados, tanto de que vao ser retiradas como de que vao continuar. Seria bom que acabassem ainda antes do final da presidência portuguesa da Uniao Européia". Os portugueses terminam seu mandato semestral em 30 de junho.

Em Santa Maria da Feira, o governo austríaco tentou uma jogada de marketing, levando um ônibus com jovens de vários países europeus contra as sançoes. Sob o lema "Fairness for Austria" (justiça para a Austria), distribuíram waffers e bolos de chocolate.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;