Setecidades Titulo Educação
São Bernardo atrasa em sete
meses obra de quadra em escola

Equipamento no bairro Suíço deveria ter sido entregue no
dia 1º de abril; espaço é ocupado hoje por ratos e baratas

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
12/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A obra inacabada de quadra poliesportiva na Emeb Paulo Teixeira, no bairro Suíço, em São Bernardo, tem tirado o sono de pais de alunos. São sete meses de atraso e o espaço que deveria ser usado para práticas de esportes hoje é ocupado por ratos, baratas e possíveis criadouros do mosquito da dengue.

A construção, que previa cobertura da quadra, iluminação, instalação de pisos e acessibilidade, foi iniciada em dezembro de 2010 e deveria ser entregue no dia 1º de abril deste ano - coincidentemente, o Dia da Mentira. "A quadra está cheia de lixo e temos informações que a Vigilância Sanitária detectou situação de abandono, proliferação de ratos e insetos que transitam pela escola e pela creche Gervásio Paz Folha, que fica no mesmo terreno", avisa o empresário e gestor de Saúde do bairro, Francisco Rodrigues de Carvalho, 32 anos.

Pai de uma aluna do 2º ano, Carvalho está preocupado com a saúde dos estudantes. "Está circulando um abaixo-assinado nas salas de aula para pedir providências da Prefeitura." De acordo com a artesã Andréa Pereira Rosa, 38, a professora do filho Alex, 8, informou anteontem que a orientação é para que as crianças fiquem longe da quadra. "Ficamos sabendo que existe foco da dengue no local. Não pretendo levar meu filho à escola até que eles limpem a quadra", afirma.

Para a manicure Aparecida de Fátima Prado, 38, o problema não está apenas na sujeira que se acumula na quadra. "Essa obra parada é dinheiro público jogado no lixo. Temos um equipamento de lazer que as crianças não podem usufruir", reclama.

DESNÍVEL

A Prefeitura de São Bernardo informa que as obras na quadra poliesportiva da Emeb Paulo Teixeira foram interrompidas porque foi detectado que o equipamento estava em desnível com a unidade escolar, como também foi identificado que havia aterro interferindo no projeto das fundações. Dessa forma, os trabalhos tiveram de ser paralisados em março para elaboração de novo projeto de fundações.

A Secretaria de Educação afirma que as obras serão retomadas e a entrega do equipamento deve ocorrer em torno de 45 dias. A quadra será totalmente reformada e ganhará cobertura metálica. Quanto à limpeza, a Pasta informa que será realizada a retirada do entulho e de materiais não utilizados neste fim de semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;